Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obras que marcaram o pensamento humano serão fontes para debates em reuniões quinzenais

Começa no próximo dia 15 (quinta), a segunda temporada do Clube do Livro, uma iniciativa da ACIL, da Fiep e do Sindimetal voltada ao desenvolvimento da alta cultura na comunidade.

A ideia é promover reflexões aprofundadas sobre os mais diversos temas utilizando como base para a discussão as obras clássicas dos grandes escritores.

A atividade cultural - desenvolvida e conduzida pelo jornalista/escritor Paulo Briguet e pelo sociólogo/editor Silvio Grimaldo -  é inspirada no projeto Expedições pelo Mundo da Cultura, liderado pelo professor José Monir Nasser (1957-2013) .

Composto por 22 encontros, o cronograma se estenderá até o dia 13 de dezembro. A reunião inaugural vai abordar Odisseia, de Homero.

“Vale observar que a participação não está vinculada à leitura integral das obras discutidas. A leitura prévia é desejável, mas não obrigatória”, observa Briguet. “Uma das metas do clube é estimular uma leitura mais proveitosa e intelectualmente enriquecedora dos clássicos”, lembra Grimaldo.

Para participar é preciso enviar um e-mail para relacionamento@acil.com.br ou paulobriguet@hotmail.com, informando nome, profissão e telefone para contato. Ou ainda através do telefone (43) 3339-5639. A cada reunião, é sugerido o pagamento de uma taxa de R$ 25 por participante. As vagas são limitadas.

“Estamos certos de que só o cultivo da imaginação literária vai nos preparar para o enfrentamento e a superação da crise civilizacional em que estamos mergulhados”, acredita Briguet. “Sem o Espírito, nada se move”, conclui.

Confira abaixo a programação. As datas estão sujeitas a alteração.

15/03 – Odisseia – Homero

29/03 – Dom Quixote – Cervantes

12/04 – Fausto (I) – Goethe

26/04 – Os Lusíadas (Adamastor e Inês) – Camões

10/05 – A Morte de Ivan Ilitch – Tolstoi

24/05 – Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

14/06 – Os Sertões (A Luta) - Euclides da Cunha

28/06 – A Divina Comédia (Cantos finais) – Dante – 28 de junho

12/07 – O Vermelho e o Negro – Stendhal

26/07 – A Tempestade – Shakespeare

09/08 – Rei Lear – Shakespeare

23/08 – Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto

06/09 – São Bernardo – Graciliano Ramos

13/09 – Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

27/09 – As Confissões (Livro XI) - Santo Agostinho

11/10 – Ensaios escolhidos de Otto Maria Carpeaux

25/10 – O Retrato de Dorian Gray – Oscar Wilde

08/11 – Um Inimigo do Povo – Ibsen

22/11 – O Pai Goriot – Balzac

29/11 – Mensagem – Fernando Pessoa

Asimp/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.