Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma orquestra composta por jovens músicos londrinenses, no programa, uma obra escrita pelo compositor que foi considerado o popstar do século XVIII. Esse foi o desafio que a Orquestra Acadêmica Bravi encarou ao gravar o Concerto para Viola em Sol Maior (TWV 51:G9) do compositor alemão Georg Philipp Telemann (1681 - 1767).

Com intepretação do solo para viola e direção artística do violista londrinense Jhonatan Santos, produção Thalita Deldotti e mais um time de músicos e profissionais de imagem e som londrinenses, a Orquestra Acadêmica Bravi fará a estreia da gravação nesta segunda-feira (05), em formato on-line, com acesso gratuito através de todas as plataformas de streaming.

 “Podemos olhar para o compositor alemão Telemann como um caso normal de esquecimento, ele e muitos dos seus contemporâneos foram até deixados de lado devido a poderosa fama que Johannes Sebastian Bach alcançou nos dias de hoje. Porém, em vida, Telemann obteve mais prestígio e fama se compararmos ao seu grande amigo Bach”, explica o músico Jhonatan Santos.

Para a Orquestra Acadêmica Bravi é motivo de muita alegria compartilhar com o público essa gravação. A orquestra que é formada por instrumentos de cordas friccionadas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixo), começou suas atividades artísticas em 2017 no centro comunitário do Jardim Morumbi e asilos e, em seguida, estendendo suas apresentações em teatros como por exemplo, Sesc Londrina Cadeião, antigo Centro Cultural Sesi-AML e até o palco principal da cidade, o Teatro Ouro Verde - UEL.

Com suas apresentações públicas suspensas devido a pandemia do COVID-19, a orquestra topou outros desafios. Seguindo os protocolos sanitários frente à pandemia, foram realizadas gravações para longa metragens em parceria com o compositor Daniel Simitan, e outros outros projetos realizados em formato de gravação em estúdio, todas feitas no Plugue Estúdio com produção de áudio de Júlio Anizelli. Desses desafios, vale ressaltar o Londrina em 4 atos, projeto realizado em 2021 com apoio do Programa de Incentivo à Cultura (PROMIC) que teve como proposta homenagear os 87 anos de Londrina através de um concerto gravado com poemas sinfônicos, onde os textos foram escritos pelo escritor, jornalista e dramaturgo Renato Forin e a música pelos compositores Erisla Pastore e Daniel Simitan.

Para o intérprete e diretor artístico Jhonatan Santos, “gravar um concerto com orquestra é como pintar um quadro; uma pintura coletiva feita com arcos e instrumentos ”. Ele ainda complementa dizendo que “a obra de Telemann é um marco para a orquestra e para mim, como solista. Nesta gravação, fizemos algo que nunca imaginamos. Conseguimos alcançar um nível de desempenho técnico e artístico a ponto de gravar uma obra do repertório da música ocidental e, através desse feito, iremos disponibilizar a primeira gravação desse Concerto para Viola e Orquestra em Sol Maior gravada por jovens músicos brasileiros nas plataformas streamings. Tudo isso nunca sequer passou pelas nossas cabeças quando começamos com a orquestra em 2017, lá no primeiro ensaio no centro comunitário do Jardim Morumbi”, ressalta Santos.

Este trabalho só foi possível graças ao apoio dos profissionais londrinenses: Júlio Anizelli (Captação e Produção de áudio - Plugue Estúdio), Bruno Ferraro (Fotografia), Thalita Deldotti (Produção) e Equipe Rubro Lab (Direção de Arte).

Ficha técnica:

Direção Artística e Solo: Jhonatan Santos

Captação e produção de áudio: Júlio Anizelli | Plugue Estúdio

Produção: Thalita Deldotti

Fotografias: Bruno Ferraro

Direção de arte: Rubro Lab (Nícolas Lopes, Chiemi Nakahara e Gabriel Sampaio)

Músicos: Bárbara Scarinci (violino), Lucas Nathanael (violino), Denise Furtado (violino), Ylahna Dantas (violino), Helen de Oliveira (violino) Rodrigo Salvadego (violino), Débora de Paula (violino), Amanda Galdino (violino), Gustavo Bruniere (violino), Daniel Salvadego (viola), Victor Terra (viola), Miriam de Souza (Viola), Rose Taques (violoncelo), Leonardo Silverio (violoncelo), Cinthia Matias (violoncelo),  Celio Matias (Contrabaixo).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.