Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Derico do “Sexteto no Programa do Jô” homenageará o monumento do Patrimônio Histórico-Cultural da cidade com uma apresentação livre para todas as idades

A Concha Acústica de Londrina completa 63 anos de muita história e muitas atrações. Para celebrar seu aniversário, a população poderá participar de um show pra lá de especial. O saxofonista e flautista consagrado, Derico Sciotti, fará uma apresentação ao vivo pela internet (Live), nesta sexta-feira (1º), a partir das 19 horas, através de suas redes sociais, no Facebook e no Instagram. Assim, todos poderão desfrutar de uma boa música, neste feriado, sem precisar sair de casa.

Além disso, para contar ainda mais com a participação de todos, o show “Quer ouvir o quê?” abre espaço para receber sugestões de músicas que os internautas querem que o artista toque. Entre o repertório do multi-instrumentista estão os clássicos do jazz, blues e bossa-nova, assim como vertentes do Jazz, como o Bebop, Jazz Rock e Samba Jazz. Ele também traz arranjos de composições de Cole Porter, Miles Davis, Beatles, Tom Jobim, Edu Lobo, Chico Buarque, entre outros. Mas, quem quiser pedir uma música precisa correr, porque os pedidos serão aceitos até às 23h59 de hoje (30), pelo cadastro no link https:bit.ly/35kH72h.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, explicou que, inicialmente, a intenção era reunir o público em um show ao vivo na Concha Acústica de Londrina, que foi inaugurada em 1º de maio de 1957. Porém, com a pandemia causada pelo coronavírus, a aglomeração de pessoas tornou-se um fator de risco para a propagação da Covid-19. Assim, surgiu a oportunidade da realização da “Live” em homenagem à Concha Acústica.

Dessa maneira, será possível celebrar o aniversário desse monumento que é Patrimônio Histórico-Cultural da cidade e que sempre acolhe diversas apresentações artísticas e manifestações populares. Além disso, será possível levar a cultura, através da música, gratuitamente, ao máximo de pessoas possível. “Estava previsto um grande evento com atrações regionais e nacionais. Mas, devido à necessidade do distanciamento social, ele precisou ser repensado. Agora, por meio da Live, a população poderá pedir uma música e assistir à apresentação de um dos saxofonistas e flautistas mais consagrados do nosso país”, disse Cesaro.

História

Derico Sciotti fez parte do “Sexteto no Programa do Jô”, da emissora Rede Globo, por 17 anos e atua profissionalmente desde os 11 anos de idade. Ele é músico exclusivo da Yamaha, ministra palestras e oficinas sobre instrumentos musicais, profissionalização e mercado de trabalho para o músico brasileiro e se apresenta na Berklee School of Music em Boston e em universidades brasileiras.

“É uma satisfação estarmos à frente, neste formato, em um evento institucionalizado, como forma de não fazermos a cultura estagnar no período de pandemia, de levarmos a música instrumental a lugares inimagináveis. Para o Instituto José Gonzaga Vieira, proponente do projeto, fica o ensejo de que, em breve, possamos estar reunidos presencialmente, celebrando a cultura, a harmonia, a amizade e, acima de tudo, a saúde!”, disse o sócio-diretor de Marketing e Projetos, Leirton Marques.

Melhorias

Durante a gestão do prefeito Marcelo Belinati, a Concha Acústica tem recebido uma atenção especial. Isso porque, em setembro de 2019, foi entregue a nova iluminação do espaço, onde 24 postes de iluminação pública foram modernizados, recebendo luminárias LED, tanto no entorno, quanto no interior da Praça Primeiro de Maio. Além disso, foram colocados dois refletores e dois novos postes internos, que reproduzem diferentes cores e tonalidades. Isso transformou o local em um ponto temático permanente, que pode ser explorado à noite, com as cores simbólicas de datas especiais.  A Concha Acústica foi projetada pelo arquiteto Henrique Mindlin, sendo executada com adaptações pelo engenheiro José Augusto Queiroz. Ela foi construída na administração do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, sendo uma variação do tradicional coreto existente nos anos 1950.

A apresentação musical comemorativa faz parte do Projeto “Circuito Cultural Todas as Artes para Todas as Partes – IV Edição. Ela conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, sendo uma realização do Instituto José Gonzaga Vieira. Ela conta com o apoio do Programa Paraná Cultural do Estado do Paraná, Compagás, 2º Serviço de Registro de Imóveis de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Audiovisual de Londrina e Região (APL), da Associação dos Amigos e Moradores do Centro Histórico de Londrina e de representantes da sociedade civil, Unicesumar, Máximus Assistencial e Hemize Projetos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.