Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividades presenciais de férias estão sendo retomadas neste espaço após o período de isolamento imposto pela pandemia; serão cinco encontros gratuitos até o final de julho

Crianças de Londrina e região, que estão aproveitando o período de férias escolares, podem participar nas próximas semanas de uma agenda especialmente criada para elas, com uma série de encontros de contação de histórias realizados na Biblioteca Infantil. Ao todo, serão cinco atividades presenciais até o final do mês neste espaço, iniciando no dia 19 de julho. Qualquer pessoa pode participar gratuitamente das ações, abertas ao público em geral, incluindo as mães, pais e familiares das crianças.

A iniciativa “Férias na Bibioteca Infantil” é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais. Os encontros serão realizados sempre a partir das 14h, na Biblioteca Infantil, localizada na Praça 1° de Maio, 110, centro, em frente à Concha Acústica.

As histórias serão contadas e interpretadas por Márcia Batista e Renata Suzue, que são professoras da rede municipal de ensino de Londrina, especialistas em literatura infantil e contação de histórias. Elas estão colaborando com as bibliotecas públicas para o desenvolvimento de projetos pedagógicos e literários para usufruto da população.

No dia 19 de julho, Márcia Batista traz a história “Clementina, a Gata”, de Sylvia Orthof. Logo depois, no dia 20, ela apresentará “A Caixinha de Narizes”, de Liana Leão.

Já na semana seguinte haverá mais três encontros, conduzidos em conjunto por Márcia Batista e Renata Suzue. A atração do dia 26 de julho será “O Porco Descontente”, uma lenda alemã, e nos dias 27 e 28, a programação oferece as histórias “Perigo na Floresta”, de Cláudia Rezende Barbeiro, e “Como o pescoço do avestruz ficou comprido”, lenda africana.

A coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, frisou que as atividades de férias na Biblioteca Infantil estão sendo retomadas em formato presencial este ano, após o retorno gradual das ações durante a pandemia. “As crianças ficaram muito tempo em isolamento nesse período de pandemia, fechadas em casa por conta da circulação do vírus, e agora é uma boa oportunidade que elas têm para voltar a frequentar espaços como a Biblioteca Infantil, que possui acervo especializado infantojuvenil para as crianças e adolescentes”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, é importante que este público esteja ocupando os equipamentos culturais, participando de projetos literários e educativos. “A Biblioteca Infantil abre possibilidades de interação para as crianças, e a contação de história presencial é diferenciada, já que prende a atenção, estimula a concentração, trazendo de perto os gestos e expressões corporais dos contadores, permitindo uma interação mais viva. As contadoras são profissionais que atuam faz tempo nesse segmento e nos ajudam em outros projetos de bibliotecas públicas municipais, além de ministrarem cursos para qualificar outros contadores”, enfatizou.

Durante o período de férias escolares, a Biblioteca Infantil também continuará com seu atendimento diário regular, ficando de portas abertas ao público para a realização de empréstimos, cadastro de novos usuários, acesso ao acervo, visitas agendadas de instituições, entre outros serviços. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. O telefone para contato é o (43) 3371-6603 ou (43) 3371-6500.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.