Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste fim de semana, acontece a extensão “Festival de Dança Convida à Vida”, com espetáculos e desfile coreográfico reunindo artistas cênicos

O sábado e domingo, 13 e 14 de agosto, ficarão como marcos de retomada das atividades presenciais do Festival de Dança de Londrina, após mais de dois anos de interdições pela pandemia. E como pede a ocasião, o evento preparou uma festa especial a céu aberto para celebrar o reencontro do público com artistas da dança, do teatro e do circo, e para reafirmar a importância da arte para vivificar as energias. 

É a extensão “Festival de Dança Convida à Vida”, cuja principal atração será um grande cortejo coreográfico que sai às ruas, puxado por um trio elétrico, no domingo, dia 14 de agosto, às 16 horas. A concentração será nas proximidades da Rua Souza Naves, 2380 (ao lado da Funcart). O desfile vai percorrer a Rua da Canoagem, às margens do Lago Igapó I, e chegará até a Barragem, onde haverá a finalização do show. O projeto tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina por meio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Conta com apoio da Casa de Cultura da UEL e da Rádio UEL e é parceiro do Bibliocircuito.       

A programação traz ainda dois espetáculos que a Curitiba Cia de Dança apresenta no Teatro Universitário Ouro Verde, sempre às 20 horas, em parceria com o Festival de Dança: “Relações” no sábado, dia 13 de agosto, e “Dançando Villa”, no dia 14, após o cortejo. Ingressos custam R$20 e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos pelo Sympla, no endereço

https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldedancadelondrina.

Cortejo

Doze alas coreográficas representando coletivos da dança, do teatro e do circo levarão para as ruas cores e movimentos da arte londrinense. As alas serão puxadas por um trio elétrico animado pela Orquestra Ouro Verde, banda cujo repertório de música brasileira vai do axé music ao samba rock. A Orquestra também vai executar uma canção-enredo chamada “Convite”, composta especialmente para a ocasião e para a qual os coletivos prepararam coreografias para serem realizadas simultaneamente durante o trajeto. Por meio das redes sociais, os grupos estão ensinando também os movimentos ao público para que ninguém fique parado durante o desfile. 

A letra e concepção do enredo é de Renato Forin Jr., com música de  Diogo Burka (que também assina o arranjo) e Julio Anizelli (que realiza ainda a produção musical e de áudio). Em levada de maracatu contornada de rock, os versos trazem um incentivo à retomada, como no refrão: “Este é um convite / Eu convido-te a viver / A vida ávida de axé / Pé na estrada / Pra outro amanhã”. E conclamam o convívio pacífico das diferenças em “Dar Modupé / Shalom pra Deus / E benção pra Tupã” ou “Amar até / Unir ateus / Budistas e cristãos”. Por fim, “Dançar até / Ter na alegria / O nosso talismã”. A Orquestra Ouro Verde é formada pela vocalista Lua Specian, Sara Delallo (baixo) Rafael Fuca (guitarra), André Gião (guitarra), Braulio Morais (bateria) e André Coudeiro (percussão). 

O tema escolhido para a extensão e, especialmente, para o cortejo tem relação com o momento histórico vivido pela humanidade. “Quando o Festival convida à vida é um chamado para um recomeço depois de uma pandemia que espalhou tanta morte, mas também para a vontade de potência da arte em um mundo anestesiado, que está mergulhado na cultura da morte e da desesperança”, explica Renato Forin Jr., curador e coordenador de comunicação do Festival. “O evento já realizou desfiles em outras edições, mas desta vez a ocasião é especial: é uma grande festa de reencontro depois de um acontecimento que marcou nossa geração de forma indelével”, completa Danieli Pereira, curadora e coordenadora geral do Festival de Dança. 

Os coletivos que formam as alas representam diferentes modalidades da arte do movimento – como balé clássico, dança de salão, hip hop, contemporâneo e danças tradicionais – além de outras linguagens cênicas e vilas culturais. São eles: Academia de Danças Augusto Bogo; AlmA Brasil; Ballet Claudia Lima; Casa da Dança; Cia CLAC; Cia de Dança Carol Aleixo; Coletivo Funcionário Fantasma; Estranha Cia de Dança-Teatro; Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart); Lab Compani; PS Brasil e Usina Cultural. Eles foram selecionados via edital. Cada um levará um estandarte que foi produzido dentro do projeto a partir de oficina com a professora e artista visual Marika Sawaguti. 

Espetáculos

Já presente, com sucesso, em edições passadas do Festival, a Curitiba Cia de Dança integra a programação desta extensão em parceria com o evento e apresenta dois espetáculos de linguagem contemporânea com direção geral de Nicole Vanoni. O primeiro, “Relações”, em cartaz no sábado (13), aborda a influência do mundo digital nos laços afetivos interpessoais. Com grandes estruturas cenográficas, entre biombos espelhados e rampas, os bailarinos coreografados por Carlos Laerte evocam questões atuais como o egocentrismo, a solidão, a fragilidade dos sentimentos, a efemeridade das conexões, a infidelidade e a dependência emocional. A classificação indicativa é de 12 anos. 

Já no domingo (14), o palco do Ouro Verde recebe pela primeira vez a montagem “Dançando Villa”, inspirada na vida, personalidade e música de Heitor Villa-Lobos – compositor erudito que abriu os ouvidos e o coração para o Brasil profundo, para a arte popular nacional, principalmente a do Nordeste e do Norte. Nos movimentos, Vanoni e a coreógrafa Rosa Antuña buscam trazer lampejos das danças tradicionais, aliados a um estado corporal de entrega e sinceridade para a diversa e vasta cultura brasileira.

Após esta extensão comemorativa de retomada das atividades presenciais em agosto, a mostra oficial artística e didática do Festival acontece, como de praxe, no mês de outubro, em data já definida: do dia 7 ao 16. 

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Espetáculo “Relações” - Foto de Cayo Vieira

Espetáculo “Dançando Villa” - Foto de Leco de Souza

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.