Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Intenção é incentivar o respeito ao próximo, por meio da expansão do conhecimento

Para ensinar às crianças do distrito de Paiquerê sobre a importância do respeito ao próximo e também sobre as culturas diferentes, na próxima segunda-feira (27), às 9 horas, a Escola Municipal Armando Rosário Castelo vai realizar a “Festa das Culturas”, em sua quadra esportiva. A unidade escolar fica na Alcina Alves Camargo, s/n, em Paiquerê.

Durante o período da manhã, as crianças vão poder se divertir com uma atividade diferente. Haverá danças típicas e mostruários de roupas e trajes de diversos estados do Brasil e países do mundo, como da cultura gaúcha, disseminada no Rio Grande do Sul, do Paraná e do nordeste, assim como de países mais distantes, como o Japão,  a França, o Egito e a Mesopotâmia antiga.

Os alimentos direto do campo também estarão à mostra, como espigas de milho, pencas de banana e exemplos de trigo, aveia e soja. A intenção é que os alunos visualizem e aprendam as diferenças entre eles, além de entenderem a importância de uma alimentação natural, não industrializada, valorizando e respeitando, assim, a cultura do território onde eles vivem, que fica na zona rural de Londrina.

De acordo com o diretor da escola, Jadir Reis de Mattos, a intenção é mostrar aos participantes que existem culturas diferentes daquela que eles estão acostumados, mas que isso não as fazem melhor ou pior do que a deles. “Queremos ampliar o conhecimento das crianças, buscar que elas desenvolvam a humildade, a aceitação do diferente e de outras culturas, mostrar que cada grupo tem seu costume. A intenção é que todos possam se sentir incluídos na sociedade, porque o sol brilha para todos e ninguém é melhor ou pior do que o outro, é apenas diferente”, disse o diretor.

Para isso, os educadores vão organizar a quadra da escola, decorando com materiais da própria escola, como tecido TNT e mesas escolares. A manhã pretende ser um momento de confraternização, socialização e aprendizado de maneira leve. Ao todo, 208 crianças, entre 6 e 12 anos, devem participar das atividades.

Ana Paula Hedler/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.