Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 12 a 13 de dezembro, os educandos do Centro Educacional Marista Ir. Acácio sobem ao palco do 8° CÊMOSTRA, com apresentações de montagens cênicas construídas durante as oficinas artísticas desenvolvidas na unidade.

A mostra será realizada no Teatro Marista de Londrina (Rua Cristiano Machado, 240, Jardim Bancários) e serão apresentados três espetáculos. No sábado, dia 12, às 19h30, será a montagem cênica "O Virtual Domina Gente", com os educandos de 11 a 16 anos. Já no domingo, dia 13, a partir das 17h, a programação contará com o espetáculo "Colcha de Lendas e Retalhos", com as turmas de 6 a 10 anos, e às 19h, o espetáculo "Primeiras Impressões", com turmas de 11 a 16 anos.

Segundo Everton Luiz Bonfim, educador social do Centro Educacional Marista Ir. Acácio, a criação da dramaturgia para as montagens aconteceu por meio de conversas, pesquisas e processos colaborativos entre os educadores das oficinas artísticas, esportivas e multimídias. “Buscamos construir espetáculos que dialogassem e interagissem com as linguagens de teatro, dança, circo, música, artes visuais, esportes e comunicação, presentes nas oficinas oferecidas aqui no Marista”, explica.

O 8° CÊMOSTRA é gratuito e aberto ao público. O evento cultural acontece uma vez por ano como encerramento das atividades das oficinas e projetos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro Educacional Marista Ir. Acácio. As apresentações são realizadas pelos educandos das oficinas de Artes Cênicas, Expressão Corporal, Artes Circenses, Artes Visuais, Música, Comunicação e Movimento, Mediadores de Leitura, Futsal, Jogos e Esportes.

Os espetáculos

 “O Virtual Domina Gente”, narra um grupo de adolescentes que se juntam para ler e realizar, passo a passo, tarefas contidas em um livro chamado "As maravilhas da Internet". O trabalho e o esforço coletivo para abrir um portal mágico os levam ao Mundo Virtual Pode Tudo. Lá conhecem de perto os membros da família da "Mãe Internet". Os conflitos gerados pela presença dos visitantes no "mundo perfeito" revelam perigos e danos nas relações individualizadas e vazias construídas por conexões via redes sociais e internet.

 “Primeiras Impressões”, traz para o palco histórias dos nossos nomes. Para tanto, os educandos fizeram registros escritos de suas histórias que estimularam a criação dos conflitos encenados. O futebol, o nome de atores e atrizes de novela e o mundo de cantores famosos foram temas recorrentes nas histórias trazidas pelos educandos. Para a criação do roteiro foram utilizadas quatro canções da música popular brasileira que trazem nomes de personagens em suas letras. São elas: “Sou Ronaldo", do Marcelo D2 e Bruno Meriti, “Cristina", do cantor Tim Maia, “Ana Júlia", do grupo Los Hermanos e “Hey Joe", do grupo O Rappa.

 “Colcha de Lendas e Retalhos” mostra a visita de dois irmãos a seus avós que moram na roça. O ambiente rural cheio de animais e florestas favorece a imaginação e a ambientação das lendas e histórias encenadas. O avô leva seu netinho para pescar e no caminho eles encontram com o Curupira, defensor da floresta e dos animais. Na volta pra casa, ouvem o som dos tambores que anunciam a presença do guerreiro Maculelê. Enquanto isso, a avó ensina a netinha a costurar uma colcha de retalhos enquanto lembram e cantam canções do Boi Bumbá e oram para o Negrinho do Pastoreio. Uma visita cheia de aventuras e emoções estimuladas pela cultura popular.

Asimp/Grupo Marista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.