Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Naquela cidade todos os moradores se vangloriavam de seus cabelos. Lá quanto mais vastas e bonitas fossem as cabeleiras, mais importante e respeitado era o cidadão. Por isso, quem tinha dinheiro ostentava um cabelo extremamente bem cuidado, cheiroso, macio, comprido, que causava inveja. Quem tinha cabelos curtos e malcuidados não eram bem vistos pela sociedade, geralmente eram considerados a ralé, os pés raspados, enfim, a gentalha.

E a pessoa que possuía o cabelo mais invejado por todos era Otaviano. O rapaz boa pinta, filho de família nobre e cabeluda, tirava o fôlego das mocinhas na cidade. Dono de uma cabeleira sem igual, Otaviano era um sujeito culto, sorridente e amigo de todos. Estudou Artes Dramáticas e logo trabalharia como ator, inclusive uma grande emissora de TV estava prestes a contrata-lo.

Um dia Otaviano usou um shampoo que seu amigo lhe presenteara dizendo ser a novidade do momento fabricado na China. No outro dia Otaviano acordou careca.

Desesperado, ele procurou médicos e dermatologistas, mas para sua infelicidade seu cabelo nunca mais iria crescer novamente.

Quando a cidade ficou sabendo do acontecido, Otaviano tornou-se motivo de piada, foi discriminado, ofendido e até sofreu agressão física. Ninguém respeitava o ex-cabeludo bonitão, pois para os moradores daquela cidade, não ter cabelo era sinal de não ser ninguém.

Otaviano foi embora. 

Alguns anos depois, com vários prêmios na bagagem e o papel de protagonista na novela das nove, Otaviano era um ator famoso e querido em todo país. Com tantas conquistas em sua vida, ele decidiu voltar para sua cidade natal rever os amigos e quem sabe receber um pedido de desculpa dos moradores pelos atos do passado.

Quando chegou, uma festa o esperava, todos os moradores cabeludos seguravam faixas com palavras de carinho, Otaviano desfilou em carro aberto e no final houve discursos e homenagens no coreto da praça. Finalmente os fantasmas do passado pareciam exorcizados.

O prefeito todo exibido com os cabelos até o chão entrega um presente para o famoso ator careca. Otaviano abre a caixa e fica confuso, o prefeito sorridente agracia o rapaz com as palavras:

- Querido filho desta terra, o povo da cidade em meu nome lhe presenteia com essa bela e longa peruca magnifica, para que você possa, em outras oportunidades que for visitar nossa cidade, sentir-se igual perante seus conterrâneos!

Otaviano foi embora novamente, só que nunca mais voltou.

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.  rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.