Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No largo da igreja existe uma fonte onde moradores e turistas costumam jogar moedas para São Francisco (padroeiro da cidade) e fazem desejos, na esperança que o santo possa atender. Todo dia ao anoitecer, o vigário apanha as moedas com uma peneirinha amarrada a um cabo de vassoura. O dinheiro, que não é muito, serve para comprar alguns apetrechos e objetos de uso da igreja como velas, toalhas e materiais de limpeza.

Certa noite, um bêbado sem nenhum tostão no bolso e seco de vontade de tomar mais uma cachaça antes de voltar para o barraco onde morava estava rodeando a fonte com ideias no mínimo pecaminosas.  Ele olha para os lados e sem avistar ninguém se estica todo para apanhar uma moeda, mas perde o equilíbrio e cai dentro da fonte. Sai todo molhado, mas com seu belo sorriso faltando quatro dentes na frente e uma moeda de um real na mão. Ao sair da água, o vigário chega apressado com o dedo em riste soltando os cachorros: 

- O que está acontecendo aqui meu São Francisco? Você está roubando o dinheiro da fonte?

- Calma seu padre, eu posso explicar, essa moeda é minha. Não roubei nada.

- Então como explica você estar todo encharcado?

- É que eu tava tomando banho!

O padre estava uma fera e passa um sermão. O bêbado molhado e cambaleando tenta dialogar:

- Oh seu padre, só por causa de um real? São Francisco não é aquele que se desfez de todo bem material? Então ele não vai fazer conta de um real.

O padre perde a paciência e é enérgico:

- Saia daqui! Não quero ver você roubando a fonte de novo! 

O bêbado sai em direção a um boteco. Quando chega ao bar, uma chuva repentina começa a cair e logo se transforma numa tempestade com raios, trovões e um vento muito forte. Logo que o temporal passou, o ébrio foi embora. Ao chegar em casa constatou que a tempestade havia derrubado seu barraco, não havia sobrado nada. Alguns moradores ajudaram e ele acabou passando a noite na casa de um vizinho. No outro dia ao anoitecer, o bêbado estava de volta à fonte tentando alcançar outra moeda. O vigário ao ver a cena não acredita:

- Você de novo! Já não basta o castigo que caiu sobre você. Roubou a moeda do santo e sua casa desabou!

O bêbado deu dois passos para frente e um para trás. Foi sucinto:

- Seu padre... se eu não tivesse parado aqui, pegado a moeda e ido tomar cachaça no boteco e ao invés disso tivesse ido embora direto para casa, o barraco teria caído em cima de mim. Então, acredito que só pode ter sido um milagre de São Francisco.

O padre se cala.

- É por isso que vim agradecer e pegar mais um real para tomar outra cachaça para comemorar... O senhor quer ir comigo?

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores. rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.