Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 29/03/2021  10h27

Crônica: Peixão 

Depois de casarem e pouco antes de “começarem” a lua de mel, Maria Heloisa foi bem clara nas exigências pós matrimônio para com Zé Dito. 

- De agora em diante acabou o boteco com amigos, o bate papo furado após o serviço e os jogos de pife-pafe de quarta-feira. E principalmente acabou a pescaria nos finais de semana com o compadre Ambrósio. 

- Peraí Maria Heloisa! A pescaria com o compadre não! 

- Sem pescaria e sem a cachaçada que vocês ficam tomando na beira do rio. 

Cabisbaixo e sem argumentos ele aceitou todas as imposições, ainda mais sabendo que ao contrariar a recém esposa não teria lua de mel. 

Uma semana depois Zé Dito e Ambrósio estavam na beira do rio pescando e tomando pinga. 

- Minha mulher vai me matar! – Repetia Zé Dito a todo instante. 

- Não tenho nada com isso compadre. A mulher é sua, o problema é seu. 

- E se Maria Heloisa largar de mim? Onde vou arrumar outra esposa?  

- Arrumar outra esposa não é o problema e sim o pai dela. Afinal a casa onde vocês moram, os móveis e até o sítio onde trabalha é do seu sogro. 

Enquanto lamuriava, o molinete de Zé Dito emborca na água e quase o leva para o fundo do rio, num ágil reflexo, o pescador segura firme a vara e começa o longo duelo com um enorme e brilhante Dourado. 

O peixe briguento toma linha, recua, se debate como doido. Zé Dito recolhe linha, afrouxa a pressão da carretilha na intenção de fazer o peixe cansar. 

Depois de quase uma hora consegue vencer a luta e retira da água aquela belezura com mais de vinte quilos douradinho como ouro. 

A felicidade foi tanta que entornaram dois litros de cachaça. 

Já a noitinha Zé Dito voltou cambaleando para casa e logo que colocou os pés na porta da sala, Maria Heloisa o recebeu a vassouradas. 

- Cachaceiro! Sem vergonha! Quero o divórcio! 

Zé Dito tentou contornar a situação mostrando o Dourado de mais de vinte quilos, mas a mulher estava irredutível. 

Zé Dito decidiu ir embora, arrumou uma trouxinha de roupas, amarrou num cabo de enxada e foi saindo. 

Nessa hora Maria Heloisa deve ter tido alguma crise de consciência e permitiu que ele ficasse aquela noite dormindo no sofá. 

No outro dia Zé Dito acordou ouvindo um falatório na cozinha. Eram algumas vizinhas que conversavam com Maria Heloisa. 

- Está todo mundo comentando na cidade do peixão que Zé Dito pescou! – Exclamou uma das vizinhas. 

- Deixa a gente ver o Dourado? – Perguntou outra vizinha curiosa. 

Maria Heloisa passou a exibir o peixe para os curiosos que chegavam em sua casa de hora em hora, enquanto dizia orgulhosa: 

- Foi meu marido que pescou! 

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.