Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O escritor e filosofo italiano Umberto Eco disse em 2015 a célebre frase: “As redes sociais deram voz a uma legião de imbecis”. 

Sete anos depois, percebemos que não são somente os imbecis que fazem uso indiscriminado dessa ferramenta, que deveria servir a algo de positivo. 

Mentirosos, preconceituosos, racistas, violentos e tudo o que há de pior no mundo fazem hoje das redes sociais o habitat, o esconderijo para a atuação covarde, de ataques, gerando a discórdia e o ódio. 

Ariovaldo Santana Silva Neto, mais conhecido na pequena cidade onde mora, como seu Santana, é um sujeito de meia idade benquisto no lugar. Com seu cabelo acaju, pintado meticulosamente a cada 15 dias, seu Santana é frequentador assíduo das missas dominicais das 8 horas, 10 horas e 19 horas na Igreja Matriz, além de participar dos terços e vigílias em todos os dias santos.

Possui um considerável “pedaço de terra”, como costuma dizer aos amigos, principalmente os frequentadores de salões e clubes restritos do lugar, pessoas da mais alta estirpe. Casado com dona Flaviana há mais de 30 anos, tem dois filhos, um é advogado que trabalha em Brasília e o outro saiu de casa quando tinha 20 anos e virou Hippie, dizem que mora em São Tomé das Letras, em Minas Gerais. Seu Santana, não gosta de mencionar sobre esse filho, prefere gabar-se do outro, que advoga para políticos de reputações duvidosas na capital do Brasil.

Porém, o sorridente e prestativo Santana se transforma quando se senta em frente ao seu computador e ao mesmo tempo apanha o seu celular toda noite, após assistir os principais telejornais em alguns canais de televisão.

Tanto em grupos do Facebook quanto do WhatsApp e Telegram, o homem desfere críticas e xingamentos a todos aqueles que discordam de seus pensamentos e ideologias sobre política, comportamento, religião e qualquer outro posicionamento que não seja aquele que o próprio Santana considera dentro da moralidade e integridade ilibada.

Os grupos nas redes sociais se transformam em campos de baixarias e ofensas, chegando até mesmo, a algumas ameaças de confrontos físicos por conta das divergências de pensamentos, graças, em grande parte, às disseminações de Fake News, pelo intolerante e incoerente Santana.

O pessoal não gosta das atitudes ofensivas e desrespeitosas de Santana nas redes sociais. “Velho babaca que acha que é o rei da cidade, só porque tem dinheiro e o filho advogado! ” 

Entretanto, nas missas de domingo, o pessoal sorridente cumprimenta o seu Santana. “Homem bom! Inclusive já prometeu doar um leitão e uma novilha para a festa da Igreja desse ano”. 

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores - rodrigojacutinga@hotmail.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.