Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

- Seu Arão conheceu dona Almerinda num restaurante vegetariano, ambos muito inteligentes e o povo dizia que era por comerem legumes e saladas. Os dois se casaram e tiveram um lindo filho que segundo o costume das famílias, deveria ser batizado com a junção dos nomes de seus pais. E assim foi ungido pelo padre e depois registrado no cartório da cidade o menino com o nome de Almeirão, que puxou a inteligência dos pais e a paixão pela música de seu tio Jiló que tocava Pistom na bandinha da cidade. Porém, Almeirão gostava mesmo era de samba, aprendera a tocar cavaquinho e violão na infância. Quando estava moço, decidiu formar um grupo de samba e pagode, mas queria os melhores músicos da cidade e região. Demorou algum tempo até que encontrou um percussionista conhecido como Escarola que tocava em barzinhos e festas de casamentos. Logo em seguida chamou um tocador de pandeiro da cidade vizinha conhecido como Beterraba. E vieram também o Chicória no Tantã, o Berinjela no Bumbo e o Abobrinha no Violão, as vezes o Acelga dava uma palinha nos Teclados. E assim foi formada a banda sensação do momento: “Vegetais do Samba”! O grupo fez um enorme sucesso em todo país. Almeirão tocava o Cavaco e fazia vocal como ninguém, além de ser o líder do grupo. Fã-clubes se espalharam por todos os cantos e a onda eram os vegetais. Todos comiam vegetais, nos restaurantes grandes bacias com saladas de todos os tipos e porções de chuchu, rabanete, pepino, mandioca etc. eram servidos aos montes, todos queriam comer vegetais e escutar os Vegetais do Samba. Grandes sucessos alcançaram o topo das paradas como “Subi no pé de repolho para ver meu amor passar” e “Couve-flor para meu bem” entre outros. “... todo dia quando vejo uma alcaparra; fico tenso e o coração dispara; pois me lembro de você toda dengosa; meu amor, minha cenoura saborosa...”. Essa linda melodia foi amplamente cantada por milhares de pessoas no Maracanã num show especial de final de ano que consagrou definitivamente o grupo Vegetais do Samba e fez com que a moda fosse comer verduras e legumes...

- Peraí mãe! Quer dizer que todo mundo comia legumes só por causa da banda? Ah me poupe! Que história mais esquisita!

- Esquisita nada Luís Augusto! Você pediu para contar uma história e eu contei. Agora trate de comer essa salada de legumes!

- Mas eu não gosto de legumes mãe! Arg!

- Trato é trato. Contei uma história e agora você come!

- Mas mãe eu também não gosto de samba!

- Não interessa! Come!  

- Então conta uma história com dupla sertaneja. Aí eu gosto. Conta aquela da dupla Batata e Quiabo que nasceram em Goiás, a terra do Tomate!

Rodrigo Alves de Carvalho nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.