Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Cultura está comemorando, neste mês de abril, um ano de restauro da antiga Casa da Criança, espaço público de grande importância histórica e valor arquitetônico, localizado na Praça 1º de Maio, em frente à Concha Acústica.

Desde a sua reforma o prédio voltou a ser a sede administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, reunindo o gabinete e as diretorias de Incentivo à Cultura, Ação Cultural e Patrimônio Artístico e Histórico-cultural. Além disto, passou a oferecer novos espaços para a realização de atividades culturais no Auditório Vilanova Artigas, Solário Carlos Cascaldi e Praças internas. O prédio também abriga a Biblioteca Infantil.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, lembrou que em dezembro de 2016 o prédio foi registrado no Livro do Tombo Municipal, importante para a preservação do patrimônio. “Foi o primeiro tombamento de prédio municipal com base na Lei Municipal 11.188/11. O bem representa um marco na arquitetura modernista da cidade”, destacou.

Com este registro, toda manutenção tem que seguir o projeto e o padrão de acabamentos originais. O prédio não pode ser demolido ou descaracterizado e qualquer outra modificação ou reforma, que nele se deseje realizar, precisa preceder ao órgão de Patrimônio Histórico e Cultural Municipal.

Visitas mediadas - Como um marco de recuperação da obra dos renomados arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, o prédio é objeto de interesse de arquitetos, estudantes, pesquisadores, entre outras pessoas. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura possibilita que sejam feitas visitas mediadas ao local, oportunizando que o público conheça o espaço e suas peculiaridades.

Segundo dados secretaria, neste primeiro ano 610 pessoas foram atendidas em visitas mediadas. Para agendar uma visita é necessário entrar em contato com a Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-Cultural pelos telefones (43) 3371-6608 ou 3371-6618.

Valor histórico – O prédio da Cultura representa um marco social na história de Londrina. Idealizado pelos renomados arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Castaldi em 1950, o prédio foi construído durante o governo do prefeito Hugo Cabral para abrigar a Casa da Criança, que foi a primeira creche do Município. O local também já foi utilizado como Biblioteca Municipal de Londrina na década de 1970.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.