Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Benefícios serão concedidos a projetos voltados para pessoa física em diversas áreas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou nesta quarta-feira (11) a classificação final e convocação dos projetos culturais independentes selecionados no Edital nº 002/2018 “Bolsas de Estudo e Pesquisa – Londrina Cidade Criativa” a serem beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O incentivo será destinado ao desenvolvimento de projetos que devem iniciar em 2018, com prazo de execução até 2019. O resultado final está disponível para acesso no Jornal Oficial do Município, edição 3.563, pelo endereço www.londrina.pr.gov.br .

Após as deliberações feitas pela Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC) e a análise dos recursos, o edital final mostra o resultado dos projetos selecionados e suplentes, bem como aqueles que foram desclassificados ou desistiram da seleção. As propostas aprovadas seguem para a próxima etapa do processo, que será para apresentação da documentação necessária. Os proponentes terão 30 dias corridos e improrrogáveis, a contar da data de publicação deste edital, para apresentar a série de documentos que possibilitará a celebração do Termo de Compromisso Cultural.

Por meio deste edital, o Promic disponibiliza bolsas com diversos valores no âmbito de Projetos Independentes, abrangendo as linhas Bolsa Circulação/Difusão - Circulação livre; Bolsa Circulação/Difusão – Circuito municipal; Bolsa Circulação/Difusão – Intercâmbio; Bolsa Formação (Cursos e oficinas); Bolsa Preservação do Patrimônio Material e Imaterial; Bolsa Iniciação artística.

Ao todo, serão investidos mais de R$1,6 milhões para a execução de projetos nas áreas de Literatura, Música, Dança, Teatro, Artes Visuais, Artes de Rua, Cultura Integrada e Popular, Circo, Patrimônio Cultural e Natural, entre outras.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, o incentivo à Cultura corrobora o conceito Londrina Cidade Criativa, que vem sendo trabalhado pelo Município. “Entre outros aspectos, essa ideia busca valorizar a marca da diversidade cultural que o município sempre teve em sua história, com riqueza de manifestações e o empenho de agentes culturais atuantes em vários campos. A intenção é ampliar os perfis de projetos e democratizar a participação”, apontou.

Cesaro destacou ainda que a concessão de bolsas para a execução dos Projetos Culturais Independentes neste edital é viabilizada pela Lei Municipal 12.638/2017, que foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati, em dezembro de 2017. Além do segmento cultural, este instrumento visa apoio a projetos relacionados à área ambiental, de tecnologia e de inovação. “A construção deste trabalho também passou pelo envolvimento do Conselho Municipal de Política Cultural e da Câmara Municipal, sendo que a publicação do edital de bolsas de estudo e pesquisa representa a ampliação e consolidação dos instrumentos de apoio e fomento à cultura”, disse.

Atendimentos

A documentação dos projetos selecionados poderá ser entregue a partir desta quinta-feira (12), na sede da Secretaria Municipal de Cultura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, na Sala da Diretoria de Incentivo à Cultura. O endereço é Praça 1º de Maio, 110, região central.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.