Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade gratuita é voltada para pessoas a partir de 18 anos que queiram atuar na criação de cenários para eventos artísticos; aulas vão de 24 de janeiro a 16 de maio

Pessoas interessadas em atuar na criação de cenários para teatro, cinema, shows e espetáculos, entre outras atividades artísticas, podem se inscrever até 19 de janeiro para o curso oferecido, gratuitamente, pelo Laboratório de Cenografia e Cenotécnica. Para participar, é necessário ter a partir de 18 anos de idade e fazer a inscrição por meio do formulário on-line (clique aqui para acessar). A ação conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Inicialmente, são oferecidas 15 vagas para alunos principiantes, assim como cinco oportunidades para monitores que sejam estudantes dos cursos de artes cênicas, arquitetura e urbanismo e artes visuais, e que auxiliarão os professores na condução das oficinas.

Com duração de quatro meses e carga horária total de 72 horas, a oficina será composta por aulas presenciais, visitas técnicas em espaços teatrais e rodas de conversa. As atividades serão coordenadas por quatro profissionais com vasta experiência na área: o arquiteto, cenógrafo e figurinista, Gelson Amaral, a artista da cena, produtora cultural e doutora em Artes Cênicas, Carin Louro, e Luiz Eduardo Pires e Marcos Martins, ambos atores, diretores e cenotécnicos.

O curso está dividido em duas partes, e a primeira será realizada sempre às terças-feiras, entre 24 de janeiro e 28 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, na Casa de Cultura da UEL, localizada no Edifício Júlio Fuganti (Rua Senador Souza Naves, 9). Já a segunda etapa será conduzida entre 7 de março e 16 de maio, também às terças-feiras, das 14h às 18h, no Laboratório de Maquetaria do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, situado no campus universitário.

De acordo com a artista da cena, Carin Louro, enquanto a primeira fase do curso será introdutória, a seguinte contará com atividades de natureza prática. “Vamos começar apresentando os conceitos e explicando as funções de cenógrafo e cenotécnico, abordando como pensar a cenografia e a parte de criação. Na segunda fase, que será no Laboratório de Maquetaria, os alunos terão acesso a materiais, ferramentas, máquinas e equipamentos, e vão trabalhar na construção de elementos cenográficos. A ideia é que esses objetos sejam utilizados em espetáculos reais, apresentados por grupos de Londrina com os quais estamos conversando”, afirmou.

Ainda segundo Louro, entre as atividades previstas no curso estão a exibição de vídeos de espetáculos – que apresentarão aos alunos o trabalho de cenógrafos importantes no Brasil e no mundo – e visitas técnicas a espaços teatrais de Londrina, com foco na arquitetura cênica e bastidores desses locais.

“Resolvemos oferecer essas oficinas porque os cursos relativos às áreas técnicas de palco são pouco acessíveis no Brasil, e por isso as pessoas acabam indo para São Paulo ou Rio de Janeiro em busca de formação e oportunidades de trabalho. Ao realizar essa atividade em Londrina, o Laboratório de Cenografia e Cenotécnica pretende difundir esse conhecimento fora do eixo Rio-São Paulo, ajudando a qualificar e valorizar esses profissionais. Pretendemos, inclusive, que o curso se consolide e tenha continuidade”, salientou.

Áreas de atuação

O cenógrafo é responsável por elaborar o projeto cenográfico de peças de teatro, shows, filmes e entretenimento em geral, formulando o conceito artístico e pesquisando a obra no seu contexto histórico, perfil dos personagens, autor e conteúdo. Estuda a viabilidade na utilização de materiais e coordena equipes de cenotécnica, produção cenográfica e de montagem.

Já o cenotécnico tem a atribuição de planejar e construir os detalhes para os cenários, de acordo com as plantas e maquetes feitas pelo cenógrafo. Ele coordena a montagem dos cenários e faz as adaptações que possam ser necessárias.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.