Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Escrita e dirigida por Celina Becker, produção conta a história de mulher imigrante da Alemanha nazista que chega ao norte do Paraná

Estreia na próxima quarta-feira (18) o curta-metragem Grünstadt, escrito e dirigido por Celina Becker. A sessão é gratuita e será realizada, às 20horas, no Cinema Lumière, no Royal Plaza Shopping, na rua Mato Grosso, 310, Centro. O filme conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). A classificação indicativa é de 16 anos. Na ocasião, será exibido também “A manicure”, uma produção de Marina Stuchi que alterna entre os gêneros suspense e horror.

São disponibilizados 140 convites, que poderão ser retirados na bilheteria do cinema antes do início da sessão. O curta de Celina, produzido pela Clareira Filmes, gira em torno da personagem Eva Heumann, que foge da Alemanha e chega em Grünstadt, nome fictício que representa uma comunidade no norte paranaense formada por imigrantes alemães. Ao chegar, ela percebe que o local é administrado e habitado por nazistas, que têm como objetivo a construção de uma vila modelo para o governo totalitário.

De acordo com a diretora, a inspiração do filme vem da obra “A travessia da terra vermelha”, de Lucius de Mello, que relata como era a vida desses refugiados judeus no norte paranaense. Baseado nestes fatos reais, o curta-metragem foca parte da história da fundação de Rolândia, relatada no livro de Lucius.

Na década de 1930, um pavilhão com a cruz suástica foi hasteado na Gleba Roland, como o local era chamado na época. Foi organizada na área uma célula do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, popularmente conhecido como Partido Nazista. Entre 1934 e 1938, cerca de 400 famílias de origem alemã se estabeleceram na região, das quais entre 80 e 120 eram judias. Grünstadt se desenvolve neste cenário de tensão entre judeus e simpatizantes e membros do regime.

O elenco do filme é composto por Ana Karina Barbieri, que vive a protagonista Eva; Otávio Linhares, como Ingelbert Schubert, líder fanático da vila; e Tiago Luz interpretando Jürgen Ströher.  “A expectativa é que dê tudo certo, que as pessoas gostem da produção. É interessante levar adiante o conhecimento dessa história porque é algo que não se fala muito, existe um tabu sobre o tema na cidade, já que ainda existem famílias descendentes de nazistas e de judeus”, explicou Celina.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.