Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) divulgou, na quinta-feira (16 de março), o edital com o regulamento estadual do Prêmio MPT na Escola 2023. O Prêmio consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos de escolas que participem do Projeto MPT na Escola. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil. A data limite para inscrição dos trabalhos é 1º de agosto (inclusive para a postagem dos desenhos nos Correios). O resultado deverá ser publicado pelo MPT-PR até o dia 25 de agosto.

Os trabalhos poderão ser inscritos em dois grupos, com temas distintos: trabalho infantil e trabalho infantil na reciclagem (para alunos de 4º e 5º anos do ensino fundamental) e Aprendizagem profissional de adolescentes (alunos de 6º e 7º anos). Serão quatro categorias por grupo: conto, poesia, música e desenho. A produção e apresentação dos trabalhos devem ser de autoria exclusiva dos(as) alunos(as) – a participação dos(as) educadores(as) deve ser limitada às atividades de apoio, orientação e acompanhamento.

Etapas

O Prêmio MPT na Escola é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-PR. Uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

Números do Paraná

A participação no Prêmio MPT na Escola 2022 no Paraná foi recorde em 2022. Foram confirmados 173 trabalhos de 75 municípios paranaenses – em 2021 foram inscritas 110 obras. A categoria desenho foi a com maior número de trabalhos: 60 obras aptas a concorrer ao Prêmio. Em seguida, vieram as categorias de poesia (50), conto (44) e música (19).

Resgate à infância

O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar e fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção.

Saiba tudo sobre o MPT na Escola no Paraná aqui: https://www.prt9.mpt.mp.br/81-informe-se/publicacoes/projeto-mpt-na-escola/1716-programa-resgate-a-infancia-eixo-educacao-mpt-na-escola

Ascom/MPT-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.