Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Exibição de O Último Voo revela o período de ouro da editora: os anos 1980

Amanhã (30), às 19h no Grafatório (Av. Paul Harris, 1575) será exibido o documentário O Último Voo - Os anos 80 da Editora Brasiliense, que trata desse período revolucionário na literatura e na criação editorial brasileira. Depois da exibição do filme acontece um bate-papo com o jornalista e roteirista londrinense Gabriel Daher, que é co-diretor do documentário. O Último Voo foi finalizado em 2012, mas será exibido publicamente pela primeira vez agora.

Fundada em maio de 1943 por Monteiro Lobato, Caio Prado Júnior e Arthur Neves, a Editora Brasiliense atingiu seu auge na década de 1980, quando Caio Graco Prado, filho de Caio Prado Júnior, contratou o então estudante Luiz Schwarcz. A dupla seria responsável por publicar coleções e títulos que mudariam os rumos da literatura e do mercado editorial no Brasil.

Com uma atitude jovem e uma linguagem direta, a editora foi a primeira a lançar no Brasil escritores como Jack Kerouac, Charles Bukowski, Allen Ginsberg e John Fante. Entre os brasileiros, ajudou a revelar nomes como Paulo Leminski, Caio Fernando Abreu, Marcelo Rubens Paiva e Ana Cristina César. Isso sem falar das inesquecíveis coleções: Primeiros Passos, Encanto Radical, Cantadas Literárias, Circo de Letras, entre outras.

Mais de três décadas após seu período de ouro, a Brasiliense continua a inspirar leitores (e escritores) apaixonados, que encontraram em seus lançamentos uma literatura inovadora e contracultural, diferente de tudo o que havia sido feito no país até então.

O Último Voo é baseado principalmente em entrevistas, e traz alguns depoimentos reveladores. Entre os entrevistados estão nomes fundamentais da história da Brasiliense como Luiz Schwarcz, Antônio Bivar e Luiz Chagas.

A exibição do filme e o bate-papo têm entrada gratuita. Durante o evento, o Bar About estará aberto servindo comes e bebes.

A Vila Cultural Grafatório conta com o patrocínio do PROMIC - Programa Municipal de Incentivo à Cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.