Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quarta-feira (3), o documentário “Benzedeiras – Ofício Tradicional” terá sua primeira exibição em Londrina, às 19h30, no Sesc Cadeião Cultural. A produção aborda as histórias de vida das benzedeiras, sua tradição, e os casos de cura com plantas medicinais e fé. A apresentação é promovida pelo Projeto Educação Patrimonial, que valoriza identidades e memórias da região, e conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A sessão é gratuita, porém é necessário retirar o ingresso com uma hora de antecedência. O Sesc Cadeião Cultural fica na rua Sergipe, 52, centro. Após a exibição do documentário, será realizada uma palestra e sessão de bate-papo com a diretora, Lia Marchi.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana, o Projeto Educação Patrimonial procura uma nova perspectiva para preservar a memória, e a obra se encaixa nesta proposta. “O filme tenta resgatar e preservar a memória das benzedeiras, que fazem parte da nossa cultura. O mais importante é a palestra para professores, que vai ensiná-los a passar esse conhecimento para os alunos e perpetuar a memória dessa tradição” explicou.

Produção - A idéia para o filme surgiu em 2011, ano em que a diretora conheceu as benzedeiras mostradas no filme em um evento do Iphan, em Curitiba. Após visitas, conversas e projetos, o filme foi rodado em 2015. A produção tem 24 minutos de duração, e as filmagens ocorreram na região de Rebouças e São José do Triunfo, a 200 quilômetros de Curitiba.

N.Com 
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.