ECOH divulga resultado da seleção 2023
A comissão organizadora do 12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina escolheu 16 projetos entre mais de uma centena de inscritos. O festival vai ser realizado em agosto com espetáculos e oficinas gratuitos patrocinados pelo Promic.
Os narradores que vão se apresentar no 12º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina formam um grupo de muitos sotaques e representam bem a diversidade cultural e artística da narrativa oral.
Os artistas e companhias selecionadosforamCia Benedita na Estrada (MG); CLAC (Londrina); Ivani Magalhães (SP); Leticia Liesenfeld e Yohana Ciotti (SP); Lieza Neves (SC); Luís Henrique Bocão - Palhaço Arnica (Londrina); Mari Bigio (PE); Maria Coelho (RJ); Marina Stuchi (Londrina); Os Tapetes Contadores De Histórias (RJ); Palhaça Adelaide (Londrina); Patrícia Maia - Cia Zoom (Londrina); Samara Rosa (PR); Silvia Castro (RJ); Sire Orin (Londrina); e Zé Bocca (SP).
Receber um total de 125 inscrições de 13 estados brasileiros e do Distrito Federalfoi uma demonstração do prestígio doEncontro de Contadores de Histórias de Londrina, mas também um desafio para a comissão organizadora.
"Somos imensamente gratos, recebemos um grande número de inscrições e gostaríamos de acolher muitas que não conseguimos incluir. Como em todos os eventos culturais promovidos por meio de leis de incentivo, temos um limite orçamentário", declarou a narradora Dani Fioruci, curadora do ECOH.
O professor e narrador Giuliano Tierno, de São Paulo, que participou de outras edições do festival, desta vez também colaborou na seleção de projetos.
“É a primeira vez que integro a curadoria do ECOH, ao lado da querida Dani Fioruci. Já estive por duas vezes participando como narrador e formador e para mim, sem dúvidas, é um dos encontros mais incríveis do Brasil. Sempre é muito difícil selecionar, são muitos os olhares: artísticos, de diversidade territorial, econômico, afinal, por vezes amamos uma proposta, mas a composição orçamentária é inviável. Foi um desafio bonito e só tenho a agradecer a confiança."
Os curadores do encontro divulgaram aindauma nota conjunta se dirigindo a todos os inscritos:
"Desejamos que os que não foram selecionados para esta edição muito em breve possam estar conosco. Esperamos ter um maravilhoso ECOH 2023, sabendo que a programação reúne múltiplas formas de narrar histórias a partir de diversos territórios.”
Oficinas
Nesta edição serão oferecidas 3 oficinas para todos os interessados em oralidade.
O contador de histórias Zé Bocca, de São Paulo, vai apresentar a aula espetáculo Da boca pra fora na ponta da língua, demonstrando técnicas da narrativa oral que podem ser usadas inclusive por professores em sala de aula.
Ivani Magalhães, outra artista paulista, vai compartilhar seus aprendizados comA arte de contar histórias com bebês e crianças pequenas.
De Pernambuco vem a cantora, contadora e cordelistaMari Bigio para ministrar uma oficina sobre a Literatura de Cordel.
Christina Mattos/Asimp
#JornalUniãoLeia também: