Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (13 de agosto) a atriz e narradora Kiara Terra vai encontrar o público na praça da Vila Cultural Alma Brasil para contar uma história de origem africana. No mesmo local haverá a apresentação de Rafael de Barros, palhaço e autor de livro.Começa às 11h e é oportunidade para a família toda se divertir junto.

De Portugal para o 11º ECOH. A atriz e narradora paulista Kiara Terradeixou o Brasil há 3 anos para seguir realizando pesquisas sobre a infância na Universidade do Minho, na cidade portuguesa de Braga.

Presente em quase todas as edições do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, ela não poderia faltar neste momento de reencontro com o público depois do distanciamento provocado pela pandemia.

“Eu estou muito contente de voltar ao ECOH. Gosto muito desse festival. Acompanho desde a primeira edição e para mim é o meu festival mais querido de todos que existem no Brasil. Eu me identifico muito com as pessoas, com o modo de trabalhar. Acho que o ECOH faz escolhas muito abertas, muito plurais e fico muito feliz de voltar”, diz Kiara.

Os alunos da Escola Municipal Carmelita Vilela Magalhães foram os primeiros a ver, na manhã de hoje (12 de agosto),o novo espetáculo da artista,Niangara Shena Zimbabwe, a história da cobra grande.Amanhã, sábado (13 de agosto),a apresentação será na praça da Vila Brasil, na frente da Vila Cultural Alma (Rua Argentina, 693), a partir das 11h.

O espetáculo que traz a história africana, faz parte do ciclo Decolonizando Olhares, Histórias para Lembrar Mundos, fruto das inquietações que surgiram nos estudos decoloniais do doutorado e ao olhar para o Brasil de longe, mas muito atenta aos desafios atuais.

“Eu tenho acompanhado a luta antirracista, do movimento negro, a luta feminista e a luta pela vida das populações indígenas. Eu me aproximei muito desses grupos e de suas perguntas. Nesses anos de Portugal eu me sinto ainda mais brasileira no sentido de aprofundar raízes, de ver de uma outra perspectiva a minha origem e as conexões que essa origem gerou. É um espetáculo que traz perguntas sobre isso, de artista mesmo, de pesquisadora. Nesses quase 25 anos contando histórias, quais são as escolhas que eu fiz, que eu tenho feito e quais escolhas eu faço a partir de agora. Eu tenho pensado muito para quem eu conto, quem são meus pares e como é que eu quero construir esse diálogo. O ciclo Decolonizando Olhares, Histórias para Lembrar Mundos vem um pouco nesse sentido.”

Leia a entrevista completa com Kiara Terra no site do ECOH

Programação na praça

A programação na praça começa às 11 horas. Antes da apresentação de Kiara Terra, entra em cena Rafael de Barros, celebrando o lançamento do livro dele O Palhaço de Rua – Experiência de um Artista Latino-Americano.

Rafael tem formação em Artes Cênicas pela UEL, é ator, palhaço e músico. A obra é resultado da pesquisa de mestrado do autor na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Trata do conceito de estado de risco experimentado pelo artista de rua e como se dá o processo criativo no espaço público.

Ele fará uma performance, com duração de 15 minutos, tocando a música Brasileirinho, de Waldir Azevedo, enquanto se equilibra num monociclo.

O livro estará à venda na praça por R$50 (pix ou dinheiro)e também na Livraria Olga (Rua Pio XII,313, Centro), onde será realizada sessão de autógrafos no domingo (14 de agosto),às 11h.

Apoio

O 11° ECOH tem o apoio institucional da Copel – Companhia Paranaense de Energia e é um projeto aprovado pelo Programa Estadual de Fomentoe Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Governo do Estado do Paraná.

O projeto conta ainda com o apoio da Casa de Cultura da UEL - Universidade Estadual de Londrina, Espaço AML Cultural, Prefeitura Municipal de Londrina | Secretaria Municipal de Cultura, Sesc Paraná, Vila Cultural Alma Brasil, Vila Cultural Casa da Vila e Livraria Olga.

Christina Mattos/Asimp

#JornalUnião

Rafael de Barros_Exército contra Nada

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.