Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A apresentação online da peça teatral que mistura circo, literatura, música erudita e dança contemporânea, da companhia tocantinense Lamira Grupo de Artes Cênicas, pode ser conferido diariamente. No IC para Crianças, o músico e ator Felipe Edmo  constrói com o público um jogo de tabuleiro

No mês de março, a programação online do Itaú Cultural voltada para as famílias leva para o público duas opções de cultura e entretenimento em casa. Uma delas é o Palco Virtual, desenvolvida pelo Núcleo de Artes Cênicas da organização, que a partirdo dia 7, às 15h, até o mesmo horário do dia 20, exibe a peça Gibi, com a companhia tocantinense Lamira Grupo de Artes Cênicas. A outra é o IC para Crianças, que o Núcleo de Educação e Relacionamento realiza aos sábados, às 11h, com omúsico, ator efundador da Trupe Trupé, Filipe Edmo. No dia 6 de março, ele chama o pessoal para construir um jogo de tabuleiro. As duas atividades acontecem tantono site (www.itaucultural.org.br) quanto no Youtube (https://www.youtube.com/user/itaucultural) da organização.

Em Gibi, o fantástico mundo dos quadrinhos é abordado de forma inédita, emocionante e com muita expressão corporal, envolvendo teatro, dança e o universo circense. A peça conta as aventuras de palhaços que têm as histórias em quadrinhos como ponto de partida para as aventuras vivenciadas em cena. A montagem é permeada por músicas eruditas,criando uma atmosfera imaginária que remete à infância e suas brincadeiras.

Já no IC para Crianças, Felipe Edmo convida o pessoal a confeccionar, a partir de materiais encontrados em casa,umjogo de tabuleiro chamado Gato e Rato. Trata-se de uma brincadeira de estratégia na qual oobjetivo do rato é escapar dos gatos, quetentam capturá-lo. Para fazê-lo é necessário papelão, papel cortado em quadradinhos, cola, canetão preto e cápsulas vazias de café.

O novo formato do IC para Crianças, traz, a cada três meses, um novo professor para abordar, em cerca de 12 aulas, um tema diferente. De janeiro a março, Filipe Edmo explora o tema Vivências e Brincadeiras, desenvolvendo atividades com elástico, pião, corda e bolinha de gude, presentes no repertório dos pais e avós, mas pouco conhecidas para as crianças atualmente.

Sobre os participantes

Filipe Edmo é diretor, ator, músico, compositor e pesquisador da cultura brasileira. Atuou como professor de música, dança e teatro em diversas escolas e instituições pela capital paulista e grande São Paulo. Fundador da Trupe Trupé, grupo de música infantil, já compôs e gravou com diversos nomes da música brasileira, como Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Filipe Catto, Tião Carvalho, Fortuna e Palavra Cantada.

Ele também integrou a equipe do Instituto Brincante como artista e educador e fundou a Fervo Produções, produtora especializada na pesquisa e difusão das manifestações populares brasileiras. Junto a Paulo Tatit, do Palavra Cantada, criou o projeto Siricutico, uma série de oficinas que em 2020 transformou-se em shows, vídeos, músicas e brincadeiras inéditas de autoria da dupla.

Lamira é um grupo de artes cênicas tocantinense que busca, na fisicalidade, o ponto de interseção entre dança, teatro, circo e música para a construção de sua estética. Suas produções partem da interação entre coreógrafos, diretores e pesquisadores das mais diversas áreas, fomentando, fortalecendo e desenvolvendo as artes cênicas como linguagem cultural.

Desde seu início, o grupo constrói espetáculos que servem de referência estética à capital onde está inserida. Representando a produção cênica tocantinense pelo Brasil, a Lamira já circulou por mais de 90 cidades, em 25 estados e Distrito Federal, passando por todas as regiões do país e atingindo um público de mais de 45 mil pessoas. Através de pesquisas e intercâmbios entre grupos, vêm construindo possibilidades para atender às diversas demandas do público, tendo no repertório, espetáculos de rua, infantis, bem como contemporâneos e conceituais.

Em https://www.youtube.com/user/itaucultural

www.itaucultural.org.br

Asimp/Itau Cultural

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.