Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em comemoração aos 33 anos do Cine Teatro Padre José Zanelli, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), transmitirá no próximo dia 13, às 20 horas, pelo Facebook (www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora), o espetáculo de ballet clássico “Gala – a arte respira”. O ballet tem a participação de alunos das turmas Adiantado e Intermediário 1 da Escola Municipal de Ballet da SMCT. “O espetáculo é uma gala divertissement que engloba trechos de diferentes ballets de repertório, tais como “Chopiniana”, “Grand Pas Classique”, “A Filha do Faraó”, dentre outros. O ponto alto da apresentação será o Pas-de-Deux “Melodia de Gluck”, de grande dificuldade técnica”, explicam os diretores artísticos do espetáculo, Eduardo Avila e Andréia Affonso. As coreografias foram montadas pelas professoras Maria Eduarda Leal e Stephany Rodrigues.

As gravações do espetáculo ocorreram recentemente, no Cine Teatro José Zanelli, respeitando-se os protocolos de biossegurança para evitar a transmissão da covid-19, tais como a obrigatoriedade do uso de máscara, higienização das mãos com álcool 70% e distanciamento. “Os ensaios começaram em março e todos procuraram fazer o seu melhor. Mesmo que virtualmente, é importante para os alunos estarem no palco, mostrando o que aprenderam em sala de aula, visto que estão há quase um ano e meio sem se apresentar ao público”, ressaltam Andréia e Eduardo.

A Escola Municipal de Ballet já tem mais de 30 anos de história e sempre ofertou os cursos gratuitamente, tendo já formado grandes talentos, que estão espalhados pelo País. É mantida desde o princípio (1990) pela Prefeitura de Ibiporã.

Cine Teatro Padre José Zanelli

Foi inaugurado dia 13 de agosto de 1988, na gestão do ex-prefeito Daniel Pelisson (1983-1988), após dois anos de construção. O nome homenageou o padre italiano José Zanelli, incentivador das artes em Ibiporã, que chegou à cidade em 1948 e aqui promovia operetas e peças de teatro no Salão Pio XII (ao lado da Igreja Matriz), além da exibição de filmes. Zanelli formou o Coral Santa Cecília (que existe até hoje), uma banda de músicos e também um time de futebol, o Cruzeiro, cujo campo ficava onde hoje é a Prefeitura Municipal.

Com uma área total de 1.330 m², capacidade para 510 lugares nos dois pavimentos (possui balcão no piso superior), e um palco de 200 m², o Cine Teatro Padre José Zanelli é o principal espaço cultural de Ibiporã. Desde 1988, vem sendo palco dos principais eventos culturais, artísticos, sociais e políticos de Ibiporã. Além de ter essa função de aglutinar os eventos mais importantes do município, dispõe também de um cinema, que exibe filmes dos circuitos nacional e mundial, com tecnologia moderna em 3D. O espaço é administrado pela Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Caroline Vicentini/SMCT/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.