Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O evento antecede os desfiles do carnaval de 2024 e será realizado no Grêmio dos Operários, a partir das 14h

Entrando no clima festivo de Carnaval, a escola de samba londrinense Explode Coração irá realizar, neste sábado (27), às 14h, um ensaio aberto para o seu desfile de 2024, com direito à bateria, passista e muito amor ao vermelho e branco da tradicional escola. Será no Grêmio dos Operários, localizado na Rua Tremembés, 952, Jardim Ideal. Toda a comunidade está convidada a comparecer e a entrada será gratuita.

A organização espera a participação de 100 pessoas, sendo 25 integrantes da Explode Coração. O encontro contará com a participação do intérprete Zé Maria, que cantará o samba-enredo que a escola vai apresentar neste ano. Também comparecerão os ritmistas, tocando bateria e cavaquinho, assim como dançarinas, passistas, porta-bandeira e baianas.

Este é o terceiro ensaio aberto da Explode Coração neste ano, sendo que as duas ações anteriores foram realizadas nos dias 13 e 20 de janeiro e atraíram grande público. Os ensaios e desfiles fazem parte do projeto “Londrina Pede Samba 2024”, realizado pela Escola de Samba Explode Coração. A iniciativa é patrocinada pela Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), gerido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

O presidente da Explode Coração, José Ivo Justino Júnior, explicou que o último desfile da escola aconteceu em 2012 e que, na ocasião, a escola se consagrou como a campeã do carnaval londrinense. “Depois disso, por questões burocráticas, ficamos mais de dez anos sem realizar os desfiles. Apesar disso, nesse período, a Explode Coração não interrompeu os seus trabalhos. Mesmo com uma demanda menor, continuamos realizando apresentações e fazendo ensaios, com um número reduzido de participantes, mas justamente para que não morresse a essência do Carnaval de Londrina”, frisou.

Ainda segundo Justino Júnior, a Londrina de 20 anos atrás tinha grandes desfiles que eram referência no carnaval do norte do Paraná. “Inicialmente, os desfiles eram na avenida Leste-Oeste, depois foram transferidos para o Autódromo de Londrina. Essa época foi o auge e durou cerca de cinco anos. Apesar dos obstáculos, a Escola de Samba Explode Coração não parou e, agora, estamos realizando esse projeto com o intuito de retomar as festividades carnavalescas da cidade. Um dos nossos objetivos é promover a descentralização, por isso optamos por promover os desfiles nas regiões norte, sul, leste e oeste, para tentar retomar a potência que o Carnaval de Londrina tinha anteriormente”, disse.

Confira a programação dos desfiles:

-1° Desfile de Carnaval da Explode Coração: Dia 09/02, das 17h às 21h, na Vila Ricardo (zona leste), Rua Flor de Abril, 139, ao lado da quadra esportiva.

–2º Desfile de Carnaval da Explode Coração: Dia 10/02, das 17h às 21h, na Praça do Conjunto Cafezal 1 (zona sul), entre a Avenida Abraham Lincoln e a Rua Mauro Bergonse, próximo à UBS do bairro.

– 3º Desfile de Carnaval da Explode Coração: Dia 12/02, das 17h às 21h, nos Cinco Conjuntos (zona norte), na Avenida Saul Elkind, 790, em frente ao Centro Cultural.

– 4° Desfile de Carnaval da Explode Coração: Dia 13/02, das 17h às 21h, no Santa Rita (zona oeste), na Rua Ângelo Gaiotto, sem número, em frente à praça do CEU. 

Daiane Dutra/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.