Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Escola Municipal Ignês Corso Andreazza, que fica na região norte, recebe nos dias 27 e 28 de abril o espetáculo “Terra do Saci”, do grupo Malasartes, de Curitiba. A apresentação integra a turnê artística do grupo, que está percorrendo várias cidades do Paraná. A unidade escolar fica na Rua John Lennon, 78, no Conjunto Vivi Xavier.

As apresentações vão ocorrer no período da manhã às 9 e 10 horas, e também à tarde, às 13h30 e 14h30. Segundo a diretora da escola, Marcia Rosana Barros, os alunos estão ansiosos, aguardando o evento com grande expectativa. “No ano anterior tivemos apresentações de outro grupo teatral aqui na escola, e o resultado foi positivo. Quando recebemos a proposta de receber esse grupo, aceitamos com grande expectativa, pois para muitos dos nossos 642 alunos essas são as únicas oportunidades de contato com o teatro profissional”, afirmou.

A peça “Terra do Saci” apresenta lendas da cultura popular ambientadas no cotidiano de uma pequena vila. Histórias do Saci, do Curupira e do Lobisomem temperam o encontro de uma professora dedicada e de um velho caboclo conhecedor dos segredos das matas. Entre o medo e a surpresa desvela-se a riqueza de um folclore vivo forjado no encantamento.

Marcia explicou que a temática do folclore foi abordada inicialmente durante as aulas sobre Monteiro Lobato. “Os alunos já conhecem alguns personagens do nosso folclore. E após a apresentação da peça, o tema será aprofundado, especialmente durante o mês de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional do Folclore”, disse.

Além da Escola Municipal Ignês Corso Andreazza, haverá ainda duas apresentações gratuitas, na próxima quarta-feira (26), às 15 e 20 horas, no Centro Cultural SESI AML, na Praça Primeiro de Maio, 130.

Sobre o grupo – Malasartes é um coletivo de intervenção teatral, dedicado à criação de espetáculos itinerantes para crianças e jovens, à pesquisa e à difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral brasileira. Há 20 anos, de forma ininterrupta, esse núcleo apresenta seus espetáculos em teatros e espaços comunitários diversos, difundindo uma cultura de respeito e proteção à infância.

O Grupo está radicado em Curitiba e integra a Associação Malasartes, que é Ponto de Cultura (convênio MinC e Fundação Cultural de Curitiba) e Pontinho de Cultura (Prêmio Ludicidade – MinC). Contemplado por editais públicos de circulação teatral, já realizou turnês por capitais como Brasília, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.

“Terra do Saci” é um espetáculo itinerante, que já foi apresentado em diversas cidades e até mesmo em ilhas. Em seu histórico, conta com mais de 100 apresentações em Curitiba, região metropolitana e litoral do Paraná, realizadas tanto em teatros quanto em espaços alternativos como escolas, hospitais, bibliotecas e centros comunitários.

Em 2013 recebeu o Prêmio FUNARTE Myriam Muniz de Teatro, com o qual circulou por cidades de Santa Catarina e de São Paulo. O espetáculo participou também da Mostra Infantil 2014 do SESC da Esquina/Curitiba, e, em 2015, da programação teatral do SESI/São Paulo.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.