Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 50 escolas e CMEIs confirmaram os eventos, que envolvem comidas típicas, danças regionais e muita diversão

Ao longo do mês de junho, diversas unidades escolares municipais promoverão festas juninas voltadas aos alunos e comunidade, reunindo comidas típicas, danças regionais e muita diversão. Cerca de 50 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) confirmaram as festividades. As datas dos eventos constam do calendário divulgado na página da Secretaria Municipal de Educação (SME). Clique aqui para acessar.

Segundo Eliane Candoti, do Apoio Pedagógico de História da SME, a grande novidade este ano foi a sanção da Lei Federal nº 14.555, de abril de 2023, que reconhece as festas juninas como manifestação da cultura nacional. Desse modo, o tema se insere nos conteúdos obrigatórios dos anos iniciais do Ensino Fundamental. “As manifestações culturais aparecem no conteúdo dos componentes curriculares de Arte, Educação Física, História, Geografia e Ensino Religioso”, disse.

Candoti contou que, nas escolas, as festas juninas são muito associadas ao universo do campo e do meio rural, e resgatam as memórias relativas aos festejos que reuniam as famílias em torno das celebrações, alusivas ao plantio e colheita. “Junho e julho é época de colheita, principalmente do milho e da mandioca, por isso os pratos à base de milho são muito presentes nestas festas. Neste sentido, as escolas trabalham o diálogo entre o meio urbano e rural, as brincadeiras, a gastronomia, o sistema monetário – envolvendo a venda das comidas típicas –, as vestimentas, as músicas, as danças e melodias. Ou seja, há uma integração entre todos os componentes curriculares, cada um fazendo a sua abordagem”, destacou.

Nesta semana, uma das unidades que promoverá uma grande festa junina, aberta à comunidade, é a Escola Municipal Professora Maria Tereza Meleiro Amâncio, localizada na Rua Midori Koga, 486, Jardim Santa Rita Vl. O evento acontecerá no feriado municipal do Sagrado Coração de Jesus, nesta sexta-feira (16), iniciando à tarde, às 15h, e se estendendo até a noite, às 19h. A festa contará com apresentações culturais dos alunos, preparadas pelos professores, barraquinhas com comidas típicas e muitas brincadeiras, como cama elástica, saco surpresa e pescaria. A unidade atende cerca de 645 alunos do P5 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Segundo a diretora da escola, Daniele de Fatima Sanches, a abertura da festa para a comunidade foi decidida em conselho escolar, pois devido à pandemia de Covid-19 o último evento aberto ao público tinha sido em 2019. “No ano passado fizemos uma festa apenas interna, então este ano resolvemos abrir para a comunidade, pois achamos importante este vínculo. A criança pode trazer a família para a escola e apresentar o que tem feito para os familiares”, disse.

Outra unidade que vai promover uma festa junina é a Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, na Rua Pitágoras, 130, Jardim Eldorado. O evento será aberto para toda a comunidade e acontecerá no dia 24 de junho, um sábado, das 14h às 17h30. Haverá bingo com diversos prêmios doados pela própria comunidade, brincadeiras e barraquinha com comidas típicas, além de apresentações culturais. A escola atende 378 alunos do P4 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a vice-diretora da unidade escolar, Thais Arantes Vieira, a abertura da festa para a comunidade foi decidida em reunião de pais e mestres. “Nós, da escola, e os pais dos alunos, consideramos esta interação entre a comunidade e a escola muito importante, principalmente porque depois da pandemia não realizamos nenhuma festa envolvendo toda a comunidade. A festa junina é um evento cultural, onde todas as famílias se envolvem, por isso é muito bacana”, apontou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.