Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (15/07) se completam 85 anos da inauguração da Estação Ferroviária de Ibiporã, lugar que deu início à cidade, sendo o ponto de partida do povoamento urbano. Para comemorar esta data, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está preparando um especial em homenagem a este espaço histórico da cidade, que vai ao ar nesta quinta (15/7) às 20h, no Facebook e no Youtube da Cultura. Não perca!

Há exatos 85 anos, no dia 15 de julho de 1936, era inaugurada a Estação Ferroviária de Ibiporã, fato histórico que marcava o início da cidade e que foi noticiado nos jornais da época, como o Paraná-Norte, de Londrina, e o semanário Voz do Povo, que era rodado em Ourinhos (SP). Ambos iam acompanhando e divulgando a abertura das novas estações de trem implantadas ao longo da Estrada de Ferro São Paulo-Paraná, que liga Cambará a Cianorte (PR) e que impulsionou o desenvolvimento do Norte do Paraná.

A primeira estação de Ibiporã, uma casinha simples de madeira, que vemos nas fotografias nos painéis do Museu do Café, marcou o início do povoamento urbano, pois os primeiros 15 quarteirões centrais foram desenhados ao redor dela. Marco histórico da cidade, ela foi o ponto de chegada de boa parte dos pioneiros que vieram para cá com os seus sonhos de iniciar uma vida nova e de formar uma família neste pedaço de terra do Norte do Paraná.

Alguns meses depois da inaugurada a estação, era fundada, também em 1936, a Vila de Ibiporã, que aos poucos foi recebendo mais e mais famílias de todos os cantos do Brasil e de outros países, que vinham principalmente para trabalhar na roça e com o objetivo de formar lavouras de café.

Hoje, Museu Do Café

Não por acaso, o atual prédio da estação ferroviária, de alvenaria, construído em 1952, que foi todo restaurado e reformado em 2012 pela Administração Municipal, em projeto elaborado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebeu o nome de Museu do Café, um espaço privilegiado que guarda parte da história da cidade, a memória das famílias e também objetos dos tempos áureos da cafeicultura que impulsionou a nossa região.

Fique ligado então na programação:

Nesta quinta-feira (15/7), às 20h, teremos nos nossos canais no Youtube e no Facebook um bela esquete teatral (FOTOS), encenada por alunos do Curso de Teatro da Secretaria de Cultura, relembrando a chegada das famílias à estação de trem, seguida de uma entrevista com o jornalista Jaime Kaster, sobre a história deste prédio e o início do povoamento de Ibiporã, que se transformou em um livro que será lançado ainda este ano pela Editora da UEL (Eduel).

Acompanhe nos nossos canais:

Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora

Youtube: https://www.youtube.com/fcibipora/videos

Instagram: https://www.instagram.com/culturaeturismoibipora/

Jaime Kaster/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo/Prefeitura de Ibiporã

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.