Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com patrocínio do Promic, o festival permite que companhias de teatro se apresentem em tempo real no palco da Usina Cultural

Nesta quinta-feira (10), às 19h, a Vila Usina Cultural transmite, ao vivo e gratuitamente, o espetáculo “Nada mais seria como antes”, apresentado pelo grupo londrinense Estranha Cia de Dança-Teatro. O evento virtual é mais uma atração do Festival Ocupação Usina Cultural. O projeto, patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), abre espaço para companhias teatrais subirem novamente a um palco de verdade e mostrarem sua arte, em tempo real, para o público que está conectado em casa. As transmissões são feitas pelo canal de YouTube da Usina Cultural.

Mesclando dança e teatro, o espetáculo “Nada mais seria como antes”, protagonizado pelo ator e bailarino Gabriel Paleari, aborda questões como o amadurecimento do corpo, dos gestos e de si próprio, trazendo uma linguagem que explora a dança pessoal e intensa, em uma realidade bifurcada entre abstração e ações. Tudo se inicia em uma situação, apresentar-se para o mundo como indivíduo, mas como ser você, ser alguém, andar com as próprias pernas, aliás, qual é o desejo que forma a si?

Assim, os acontecimentos e ações convidam o espectador a adentrar neste universo do dançarino, em percurso pelas sensações, dilemas e anseios que contrastam com a experiência de assistir. O público é convidado a participar deste pequeno mundo tímido, que esse alguém tímido tem vontade de expor, e dentro desse querer estão invariáveis provações que a qualquer momento podem cumprimentar a todos.

Além do espetáculo, acontecerá, na sexta-feira (11), às 10h, um bate papo sobre o processo de criação.

Segundo o diretor de produção e programador da Usina Cultural, Eddie Mansan, o festival on-line permite que vários grupos teatrais sintam, mesmo sem público presente, a adrenalina real que somente uma apresentação ao vivo proporciona. “A área cultural vem sofrendo muito durante a pandemia, pela falta de eventos, festivais e atividades. O contexto não é favorável, mas estamos buscando formas de motivar os artistas e companhias. O festival movimenta a Usina Cultural e dá chance para que os artistas consigam atuar no palco de teatro, sentindo o ambiente, a ansiedade e frio na barriga de um espetáculo ao vivo, sabendo que existem pessoas assistindo em tempo real. É prazeroso e um alento poder oferecer essa oportunidade a equipes tão talentosas e que merecem ser valorizadas nesse período difícil”, salientou.

Mansan contou que a participação dos espectadores tem sido satisfatória, e mencionou que todos os cuidados relacionados à pandemia são tomados durante a produção e transmissão dos eventos, visando garantir a segurança de todos os envolvidos. “Com a internet, muita gente nova está assistindo aos espetáculos, e vem crescendo o número dos nossos seguidores nas redes sociais, o que é um sinal positivo. Entre uma e outra apresentação ou ensaio na vila cultural, todos os ambientes utilizados, como palco, salas, espaços em comum e banheiros, são devidamente higienizados por uma empresa especializada e certificada contratada. Seguimos rigorosamente todas as normas sanitárias em vigência, a presença de pessoas trabalhando soma até dez pessoas, no máximo, há uso de máscaras apropriadas e álcool gel, e é cumprido o distanciamento adequado”, detalhou.

O produtor ainda frisou a importância do Promic e disse que a Usina Cultural foi pioneira na cidade em transmitir teatro ao vivo, no formato on-line, durante a pandemia. “O projeto do festival já havia sido aprovado pelo Promic, em 2019, e tínhamos toda uma programação pronta para 2020, de espetáculos e atividades junto à comunidade, mas que acabou sendo interrompida por conta da Covid-19. Precisamos repensar a forma de continuar atuando, para não deixar o espaço parado, e chegamos a esse formato virtual. Abrimos um edital para as companhias e iniciamos a programação. O Promic é sempre essencial para nós, sendo a única fonte de recurso tanto da Usina Cultural como do projeto desse festival”, concluiu.

A programação do festival, iniciada em maio, prossegue até 19 de junho. Ao todo, irão se apresentar dez companhias de teatro. As informações sobre a programação, atualizadas, podem ser acessadas no Facebook e Instagram da Usina Cultural.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.