Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

“Ritalino e o Quinteto Incompleto”, de Tiago Marques, foi um dos três projetos contemplado no edital de Fábio Porchat

Criado pelo humorista Fábio Porchat, o Prêmio do Humor já tem os espetáculos teatrais selecionados para este ano. A comissão julgadora, composta por artistas, críticos e personalidades ligadas ao teatro e ao mundo cultural brasileiro, escolheu os três projetos que vão receber o patrocínio de R$ 80 mil cada para montar e apresentar as peças ao público em 2022.

São eles: “Mazorca na Bandalha”, de Bruce de Araújo; “Esperando Beltrano”, de Álvaro Assad; e “Ritalino e o Quinteto Incompleto”, do ator e produtor de Londrina, Tiago Marques. O edital foi lançado em 2021 e as regras têm base na criatividade e na inclusão. Os espetáculos devem ser inéditos, de comédia, com temática livre, e o elenco e a produção com, no mínimo, 50% de pessoas pretas.

O prêmio é aguardado anualmente pelos profissionais da classe artística e significa uma injeção de ânimo na aguardada retomada da cultura. “Esse prêmio, criado pelo Fábio Porchat, permite aprofundar a pesquisa e criar um espetáculo com tudo que foi idealizado na concepção do projeto. O projeto tem objetivos muito bonitos e com esse aporte acreditamos que estamos muito mais próximos de atingi-los”, comemora o ator e produtor Tiago Marques.

Cênico musical

 “Ritalino e o Quinteto Incompleto” é um espetáculo cênico-musical que vai reunir o ator Tiago Marques, o Palhaço Ritalino, com outros artistas convidados. A montagem vai estrear no segundo semestre deste ano e terá como mote a afinidade da palhaçaria com a música, através de pesquisas pautadas na relação dessas duas linguagens artísticas. O roteiro será elaborado no decorrer da etapa de pré-produção, juntamente com as composições musicais.

O orientador da pesquisa musical será o músico e compositor Tonho Costa. As composições terão uma grande variedade em ritmos como o xote, o foxtrote, samba, rock, entre outros. A direção artística ficará sob a responsabilidade de Adriane Gomes, que desenvolve trabalhos em diferentes campos do fazer artístico com Tiago Marques.

“"Ritalino e o Quinteto Incompleto'' será um espetáculo de palhaço disfarçado de show musical, com canções autorais compostas sob a ótica do palhaço, esse ser torto que imprime graça e poesia ao compartilhar sua visão do mundo. Em breve tem palhaço com banda no palco e talvez até na rádia!”

Prêmio do Humor

Criado em 2017, o Prêmio do Humor é uma iniciativa do ator, humorista e empresário Fábio Porchat, que financia todo o projeto sem parceiros ou patrocínio. O prêmio é destinado aos melhores artistas e espetáculos teatrais de humor. A ideia de Porchat é fomentar o humor e o teatro. Em 2022, o edital selecionou três peças de humor para receber um patrocínio de R$ 80 mil, cada.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.