Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

​​​​​​​Trabalho da Cia. Dança Eficiente gera inserção social por meio da dança

Estreia nesta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 20h, a montagem Plenitude, de Teresina (PI), no Festival Funarte Acessibilidança. A obra da Cia. Dança Eficiente levanta o debate em torno da estética da dança e permite que dançarinos com deficiências desenvolvam e exponham seus potenciais artísticos. O trabalho experimenta e ocasiona mudanças na noção de corpo por meio da dança contemporânea, questionando hierarquias entre corpos que podem e que não podem dançar.

O público pode conferir a exibição de Plenitude, gratuita e com audiodescrição e Libras, no canal da Funarte no YouTube. O espetáculo é um dos 25 projetos que estão sendo apresentados pelo Festival Funarte Acessibilidança, de junho a outubro deste ano. Todas as montagens já lançadas ficam disponíveis em:  bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca.

Para a companhia, a dança contemporânea é um importante meio de comunicação e inclusão social. O grupo explica que a pesquisa realizada é pautada justamente nas diferenças, na relação de diferentes corpos com o todo social.

Nesta terceira etapa, o Festival Funarte Acessibilidança apresenta sete espetáculos da Região Nordeste. Estado de Apneia, do Rio Grande do Norte; Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; Maré – Versão virtual e acessível, também do Rio Grande do Norte; e Rio sem Margem, da Bahia, já estão na plataforma de vídeos. A agenda continua no dia 1º de setembro, com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8. O festival teve início em junho, com grupos da Região Norte. No mês de julho, foi a vez da Região Sul mostrar os seus talentos.

Cia. Dança Eficiente

O projeto Dança Eficiente, da Organização Ponto de Equilíbrio, tem o objetivo de promover, às pessoas com deficiências, a oportunidade de revelar suas potencialidades artísticas e profissionais por meio da arte/dança. O grupo trabalha com a perspectiva de buscar novos talentos e promover a inclusão deles como agentes de construção e produção social/cultural, além de motivar a criação de novas formas de pesquisa, a multiplicação de experiências e a valorização do trabalho artístico. A companhia também promove palestras, apresentações e debates para o público em geral.

O Festival Funarte Acessibilidança

O Festival Funarte Acessibilidança, em estreia na instituição, foi criado a partir das ações do Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual 2020. No concurso público, foram premiados 25 projetos de vídeos de espetáculos, que promovem o acesso de todas as pessoas à arte.

Com a iniciativa, a Funarte busca realizar novas ações a partir do uso das mais recentes tecnologias, estendendo, desse modo, um novo modelo para todo o Brasil. Assim, a Fundação reforça seu compromisso de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país; e de atuar para que a população possa cada vez mais usufruir das manifestações artísticas. Criada em 1975, a Funarte segue, portanto, empenhada em acompanhar as transformações no cenário artístico e social.

O coordenador de Dança da entidade, Fabiano Carneiro, destaca a importância de se levar essa linguagem artística à população, durante o período de distanciamento social. “Estamos estreando o Festival Funarte Acessibilidança, um projeto inédito com foco na acessibilidade e na inclusão. Ao longo dos próximos meses, serão apresentados espetáculos de dança das cinco regiões do Brasil, plenamente acessíveis ao público, contemplando uma enorme diversidade na sua programação”, explica o coordenador.

O festival foi lançado no dia 16 de junho, com Lua de Mel, da Cia. Lamira Artes Cênicas (Tocantins). Na semana seguinte, foi exibido Maculelê: Reconstruindo o Quilombo, do Grupo de Dança Reconstruindo o Quilombo (Rondônia). Solatium encerrou a agenda das companhias da Região Norte. A segunda fase teve montagens premiadas da Região Sul. Flamenco Imaginário, da Cia. Del Puerto (Rio Grande do Sul), deu início à programação. Em seguida, Convite ao Olhar, da Cia. de Dança Lápis de Seda (Santa Catarina), foi disponibilizado. Do Avesso, do Grupo Nó Movimento em Rede (Paraná), fechou a temporada da região.

A terceira fase divulga os trabalhos da Região Nordeste. A estreia foi com Estado de Apneia, do Grupo Movidos Dança Contemporânea, do Rio Grande do Norte. Depois, foi a vez da montagem Ensaio sobre o Silêncio, de Pernambuco; de Maré - Versão virtual e acessível, do Rio Grande do Norte; e de Rio sem Margem, da Bahia. Segue agora com Plenitude, do Piauí, no dia 25 de agosto. A programação continua com a montagem Ah, se eu fosse Marilyn!, da Bahia, que será publicada no dia 1º; e Proibindo Elefantes, do Rio Grande do Norte, no dia 8, encerrando a etapa Nordeste do evento.

Os projetos contemplados nas demais regiões do País serão exibidos em seguida, até outubro, por meio do canal da Funarte no YouTube (bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca). No decorrer das apresentações, o coordenador de Dança da Fundação, Fabiano Carneiro, participará de uma “live” com diretores e artistas de dança, além de convidados.

Acesso gratuito, no canal: bit.ly/FunarteYouTubeFestivalAcessibiliDanca

Ascom/Funarte

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.