Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Peça da Curitiba Cia de Dança, com coreografia do carioca Carlos Laerte, é acompanhada de oficinas de dança oferecidas gratuitamente para o público

A Curitiba Cia de Dança apresenta neste sábado (13), às 20h, a montagem “Relações” no palco do Festival de Dança de Londrina. O espetáculo será no Cine Teatro Universitário Ouro Verde (Rua Maranhão, 85, Centro) e os ingressos estão disponíveis no endereço https://www.sympla.com.br/produtor/festivaldedancadelondrina – os valores são R$20 e R$ 10 (meia). A classificação é livre.

A atração integra a extensão “Festival de Dança Convida à Vida”, projeto patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Esta iniciativa também conta com apoio da Casa de Cultura da UEL e da Rádio UEL e é parceiro do Bibliocircuito.

A apresentação “Relações” é viabilizada pelo Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria Estadual de Comunicação e Cultura (SECC), com patrocínio da Copel. Além de Londrina, o balé fará apresentações em Cascavel, nos dias 17 e 18, e emToledo e Umuarama, em setembro.

“Relações” é um espetáculo de dança contemporânea, concebido em 2018, sob direção artística de Nicole Vanoni. A montagem busca as motivações cotidianas dos relacionamentos para mostrar vigor e ousadia em um espetáculo que retrata infidelidade, decepções, dependência emocional e todas as outras circunstâncias que podem construir as relações.

A apresentação de “Relações” mostra no primeiro ato a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Nesta parte, o palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada bailarino, passando uma ideia da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas. No segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominação perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infinitas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo carioca Carlos Laerte. Ele trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Além do trabalho de corpo e da coreografia de “Relações”, luz e figurino também fazem o espetáculo. A iluminação é de Fábia Regina, que está em seu segundo trabalho para a Curitiba Cia de Dança; o figurino é assinado pelos curitibanos Alexandre Linhares e da Tifhany F., da grife H-AL. A marca dedica-se à pesquisa e à experimentação de superfícies têxteis, mesclando moda e artes plásticas, desta vez a serviço da dança.

Oficinas

A Curitiba Cia de Dança oferece uma contrapartida para a comunidade de Londrina e Cascavel com a realização e oficinas, ministradas por integrantes da Cia. Em Londrina, Nathália Tedeschi ministra a oficina Ballet Clássico, e Tatiana Araújo, realiza Prática Contemporânea em Dança. Em Cascavel, o bailarino Patrich Lorenzetti ministrará a oficina Ballet Avançado e Davi Lopes, estará à frente de Ballet Iniciante. Estas oficinas estão dentro da programação dos Festivais e serão organizadas em suas programações oficiais.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.