Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em visita à Estância Cachoeira, estudantes da rede municipal de ensino participam de uma aula prática sobre o Rio Apucaraninha. Com as mãos, meninos e meninas tocam um dos principais cursos d'água de Tamarana, que também é afluente do Rio Tibagi. Os raios solares tornam a cena ainda mais bela. Uma das integrantes do grupo, Jhennifer Isabelle Oliveira não perde a chance de fotografar o momento.

Pois a foto feita em 2018 rendeu para a garota de 11 anos o primeiro lugar na 15ª edição do Concurso Pingo D'Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (Copati). Aluna da Escola Municipal Professora Taeko Lima Almeida, do Jardim Juny, até o ano passado – e atualmente na rede estadual de ensino –, Jhennifer foi premiada com uma bicicleta por ter registrado a imagem, que ganhou o nome de "Líquido Sagrado". É a primeira vez que Tamarana conquista o Pingo D'Água.

Além de premiar os autores de três fotos entre dezenas delas enviadas por estudantes de diferentes cidades do norte do Paraná, a cerimônia do Pingo D'Água 2018, realizada na sexta-feira (22), escolheu os três melhores projetos de preservação ambiental desenvolvidos em uma série de unidades de ensino. "O Pingo D'Água também é um projeto social. As escolas têm participado bastante e a gente fica muito feliz por isso. Tamarana estava com fotos maravilhosas", elogiou a secretária-executiva do consórcio, Ana Lucia Bonfá.

A rede municipal de educação de Tamarana inscreveu quatro projetos que envolveram mais de 80 alunos das escolas Enes Barbosa, Professora Iracema Torres Rochedo e Professora Taeko Lima Almeida. Jhennifer Isabelle Oliveira fazia parte da classe do professor Claudio Ramos. Juntos, educador e estudantes também criaram uma cápsula do tempo que reúne cartas sobre suas perspectivas quanto ao futuro da Terra. "Temos trabalhado bastante pela conscientização em relação ao meio ambiente", apontou a secretária municipal de Educação, Maisa Nakata.

"Toda a comunidade escolar [da Escola Municipal Professora Taeko Lima Almeida] está voltada a zelar pela natureza. O que a gente ensinou para a Jhennifer é que a ajudou a construir um conhecimento que ela vai levar para a vida toda", analisou a diretora da unidade onde a garota estudou, Valdenice Gouveia Paz. "Quando a população vê projetos premiados, ela fica mais atenta para cobrar resultados de quem está à frente da Educação", completou a titular da pasta.

Copati

O Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi é formado por órgãos públicos (principalmente prefeituras) e empresas – entre elas, a Tamarana Tecnologia e a Klabin. Desde o fim da década de 1980, o Copati trabalha pela preservação da bacia hidrográfica do Rio Tibagi e já teve suas ações reconhecidas por meio de prêmios nacionais.

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.