Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pinturas da Série " Os Girassóis de Juan Godoy ", estão percorrendo várias cidades brasileiras antes de seguir para a Europa e Estados Unidos. A exposição " Os Girassóis de Juan Godoy - A Luz Conquistará a Escuridão- Glória à Ucrânia ",uma homenagem à Ucrânia, possui 16 obras que poderão ser apreciadas no Espaço Cultural CEDDO, em Londrina, no período de 07 de novembro a 02 de dezembro.

Segundo Juan Godoy, a Ucrânia possui o Girassol como sendo a flor símbolo nacional. São 16 quadros pintados a óleo sobre tela e cuja exposição itinerante já esteve em maio passado em Lages (SC). Em agosto, foi a vez de Itaiópolis (SC), cidade com a maior comunidade ucraniana em Santa Catarina, receber esta exposição.. O pintor Juan Godoy, 64 anos, natural de Lages (SC), possui longa trajetória artística, com obras presentes em coleções de diversos países. Quadros de Juan Godoy já participaram de inúmeras exposições coletivas, individuais e salões de arte. Juan Godoy, utiliza em muitas de suas obras a tinta diretamente na palma das mãos. Em poucos segundos conclui a pintura. Após Londrina (PR), será a vez do Rio de Janeiro (RJ), receber esta exposição da Série " Os Girassóis de Juan Godoy ", no decorrer de 2023 e após deverá seguir para a Europa iniciando por Porto ( Portugal ). O projeto desta exposição "Os Girassóis de Juan Godoy - A Luz Conquistará a Escuridão - Glória à Ucrânia ", deverá encerrar-se em Kiev ( Ucrânia), assim que ocorrer o fim da invasão da Rússia no território ucraniano.

Solidariedade, fraternidade, igualdade e liberdade: os Girassóis sintetizam a luz, o brilho, a esperança. Os girassóis representam a demonstração de solidariedade pela liberdade; igualdade e fraternidade que desfrutamos, diz Juan Godoy. A conexão entre os girassóis e a resistência ucraniana diante da invasão russa na madrugada do dia 24 de fevereiro passado, chamou a atenção do mundo. A bandeira da Ucrânia é azul e amarela e não apenas imita a cor vibrante dos Girassóis contra o céu claro, mas também os Girassóis compõem uma grande parte da economia da Ucrânia que é um dos principais países do mundo na produção de óleo de Girassol, cultivado desde 1700 na Ucrânia. Muitas famílias ucranianas cultivam o Girassol em seus jardins e quintais, coletando as sementes para comerem como lanche. As mulheres ucranianas possuem a tradição de tecer Girassóis em suas vestes para ocasiões especiais. Na Ucrânia, o Girassol foi usado como símbolo da Paz em 1966, quando os ministros da Defesa da Ucrânia, Rússia e dos Estados Unidos plantaram sementes de Girassóis na base de mísseis Pervomaysk, na Ucrânia - num cerimonial que marcou a renúncia da Ucrânia às armas nucleares. Atualmente, infelizmente, o mundo está sob grande e eminente risco de um conflito nuclear diante da invasão de tropas russas na Ucrânia.

" Nosso desafio como ser humano é praticar e exercitar a paz, a harmonia entre os povos. A humanidade já está muito sensível devido principalmente a este enfrentamento da pandemia da Covid-19 . Ampliar o sofrimento, a insegurança mundial diante de novas ameaças nucleares elevando a extensão deste conflito armado provocado pela Rússia contra a civilização ucraniana é algo que não se pode aceitar e, portanto, a mobilização democrática mundial deve ser na direção de fazer com que haja um cessar-fogo e que haja menos sofrimento , principalmente das pessoas diretamente atingidas pelos efeitos deste conflito. Que os Girassóis possam elevar o espírito da Luz Divina e da esperança, da solidariedade, fraternidade e igualdade entre os povos ", destacou o pintor Juan Godoy.

Yone Kotinda/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.