A exposição em Homenagem Dos Sobrinhos Ao Professor Pintor Anisio Zentil, acontece no Espaço Cultural Ceddo (Rua Pernambuco, 725 - Londrina, PR - Fone: 3321-4114) no período de 2 a 30 de setembro. Entrada franca.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Sábados, das 8h às 12h.
Professor Pintor Anisio Zentil, nasceu em Rolândia no dia 04 de junho de 1945, foi o 8º e único filho do sexo masculino do casal João Zentil e Emília Leite, e irmão gêmeo de Alice Zentil.
Seu primeiro emprego foi na Fábrica de Guarda-chuvas Miyano localizada na rua Sergipe, no cargo de fabricador. Lá trabalhou no período de 01 de outubro de 1965 até 26 de março de 1972, e foi onde aprendeu a falar japonês.
Fez história em 1971, obteve o diploma de graduação em Geografia, sendo um dos 2.211 alunos que se formaram nas primeiras turmas dos cursos de Graduação da Universidade de Londrina.Participou da comemoração do 40º aniversário da instituição, ocasião em que foi homenageado.
Ao se formar,não encontrou vagas para lecionar nas escolas de Londrina e foi nas cidades de Joaquim Távora e Guapirama onde iniciou sua carreira no magistério, entretanto optou por fixar residência em Joaquim Távora.
Na sua carreira de professor foi responsável pela formação de milhares de alunos, mas nas horas vagas trabalhava como garçom na Restaurante e Churrascaria Guanabara, em troca da alimentação e hospedagem em um pequeno quarto,pois foram vários meses até receber o primeiro salário como professor.
E ali construiu em relação de amor à cidade de Joaquim Távora e uma longa amizade com a família da proprietária D. Inês, sua filhaElena, o marido desta o sr. Mauro Bermudes.
Ali permaneceu até 1996 , ano que sofreu um AVC e cujas sequelas o impediu de continuar a lecionar. Com a aposentadoria inesperada voltou a morar em Londrina.
Paralelamente a sua carreira de professor, dedicou-se a sua vocação artística na pintura de telas a óleo. Teve como professor o sr. Silva (não sabemos o primeiro nome), e compartilhou esta vocação com um grande amigo Adir Silva, que também o ensinou várias técnicas de pintura em tela.
Suas telas são no estilo Natureza Morta e Neo-impressionista.
Após a aposentadoria, mesmo com a paralisia do braço direito voltou a pintar algumas telas utilizando a mão esquerda, sendo esta a segunda fase da sua obra.
Porém devido às dificuldades de realizar o trabalho com uma única mão parou de pintar.
Faleceu aos 77 anos, no dia 23 de janeiro de 2023.
#JornalUniãoLeia também: