Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Quadros Neo Impressionistas Abstratos do pintor Juan Godoy, estarão sendo expostos em Londrina (PR), à partir do dia 17 de setembro no Espaço Cultural CEDDO, localizado à Rua Pernambuco,725, Centro, Londrina (PR). E uma outra exposição com obras de Juan Godoy;   inicia na mesma data, tendo por local O Armazém Café, Rua: Belo Horizonte, 701, Centro (Londrina,PR).

As duas exposições simultâneas com obras do pintor Juan Godoy; possuem o título: " Luz Radiante do Neo Impressionismo Abstrato " e  irão oportunizar aos visitantes destas duas mostras artísticas; poder deslumbrar-se com as magníficas obras de arte deste pintor considerado pelos principais críticos da Arte Contemporânea tanto brasileira quanto internacional; como sendo um dos mestres deste estilo de pintura que traz resultados das técnicas aplicadas como exemplo da Teoria do Contraste Simultâneo das Cores e do Luminosionismo - esta última corrente artística criada pelo pintor brasileiro Juan Godoy. Ambas exposições de Juan Godoy, encerram-se no dia 18 de outubro.

Quadros do pintor Juan Godoy, estão espalhados em diversas coleções de vários países; principalmente da Europa; Estados Unidos e na Ásia. O Museu de Arte do Estado de Santa Catarina - Masc é um dos museus brasileiros com obra de Juan Godoy no acervo. Juan Godoy cursou Artes Plásticas na Espanha e além de pintor é também jornalista, poeta e escultor.

Luz Radiante do Neo Impressionismo Abstrato

As cores da natureza se modificam constantemente, dependendo da incidência da luz. Surge daí, a abstração. Os contornos e tão pouco a forma, portanto, não se apresentam nitidamente, pois a linha é uma abstração para representar imagens. É neste contexto em que o pintor Juan Godoy foi buscar mais do imaginário criativo e artístico. Juan Godoy optou há muitos anos atrás por abandonar pincéis e passou utilizar cores puras aplicando-as diretamente com a palma das mãos na tela. Em algumas de suas obras Juan Godoy utiliza a espátula. Mais do que realizou na pintura o criador do Abstracionismo Kandinsky e após ocorrendo com Picasso; Miró; Jackson Polock; Mondrian; Matisse; Gaudi; Klint  e muitos outros grandes mestres da Pintura Universal; o brasileiro Juan Godoy ao estudar profundamente a Teoria do Contraste Simultâneo das Cores, do francês Michel Chevreul; chegou à teoria do Luminosionismo. Sendo esta a mais recente corrente artística surgida e criada por Juan Godoy e que traz nestas duas exposições à Londrina, algumas das obras mais recentes de sua autoria. As artes plásticas atravessaram várias correntes nestes últimos pelo menos 100 anos ( Expressionismo; Surrealismo; Modernismo; Futurismo; Grafismo; Pop Art e Arte Contemporânea). O Luminosionismo, nas obras de Juan Godoy identificam um novo patamar da Pintura Universal; originando um movimento que busca o maior grau de luz nas cores. " A cor está em tudo ", diz Juan Godoy. Assim como disse certa vez Van Gogh: " Uma luz que me falta de palavra melhor posso denominá-la de outro senão amarela ". E Juan Godoy vai além ao aplicar as cores de forma que originam uma visão mística e profundamente exigente por parte do olhar do espectador. " Vejo que posso possibilitar aos olhares imaginários dos espectadores diante de minhas obras artísticas um mundo amplo de significados e que movem seus sentimentos e admiração pelo que estão observando ", diz Juan Godoy. Como as cores são faixas de ondas que são possíveis de serem vistas pelo olho humano e o comprimento destas ondas é o que define as cores.

O físico inglês Thomas Young no século XIX formulou a primeira teoria científica para a sensibilidade do olho humano para com as cores e mais tarde estudada pelo alemão Hermann von Helmohltz. Portanto, segundo Juan Godoy; " a cor é um fenômeno físico relacionado à existência da luz. ou seja, se a luz não existe, não haveria cores ".  Além destas duas exposições com obras do pintor Juan Godoy, em Londrina (PR), quadros de Juan Godoy vão estar presentes no V Encontro Latino Americano de Artes e Letras, que ocorre em novembro em Florianópolis (SC), e uma outra exposição individual de Juan Godoy; ocorre no Espaço Cultural Willy Zumblick, também em novembro, em Florianópolis (SC). Portanto, Londrina e demais municípios desta região paranaense terão agora à partir do dia 17 de setembro, oportunidade de visitar estas duas exposições do pintor Juan Godoy - uma no Espaço Cultural CEDDO e a outra no Armazém Café. Ambas exposições possuem visitação gratuita.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.