Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mostra Múltiplo Leminski, que mantém viva a memória e obra do escritor e poeta paranaense, chega ao Museu Histórico de Londrina no dia 15 de março  

Escritor, poeta, músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. As diversas faces do paranaense Paulo Leminski estarão presentes na 10ª edição da exposição Múltiplo Leminski, que entra em cartaz em Londrina a partir do dia 15 de março. No ano em que o artista completaria 75 anos, a mostra - resultado de muita pesquisa e catalogação da produção de Leminski - traz mais de mil objetos pessoais que vão de poesias rascunhadas em guardanapos, quadros, a coleção de dicionários, entre outras curiosidades que recompõem sua atmosfera cultural, trazendo para o público a vida e obra do poeta.

Dividida em diversos espaços cênicos e instalações que pretendem revelar a multiplicidade do artista, a exposição do Museu Histórico de Londrina - que já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá - apresenta ainda uma galeria de grafites produzidos nas edições anteriores, além de uma nova obra assinada por artistas locais. "A obra de Leminski é atemporal e continua conversando com os diversos públicos e a cada edição vamos redescobrindo e ressignificando certos aspectos", revela Aurea Leminski. 

A exibição itinerante foi criada em 2012 com o objetivo de ampliar o conhecimento da obra de Leminski que, apesar de um ícone da poesia, caminhou com desenvoltura por diversas expressões artísticas como, por exemplo: os contos, os romances, os roteiros, as composições musicais e mais uma infinidade de manifestações da criatividade. A Múltiplo Leminski tem a curadoria de Alice Ruiz, Estrela Ruiz Leminski e Aurea Leminski. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina. 

Atividades paralelas

Durante o período expositivo, o público ainda poderá participar de uma série de atividades. "Teremos mostra de filmes, show, palestra, visitas guiadas com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski e outras atividades que resgatam a vida e obra de Leminski", adianta Aurea.

Exposição Múltiplo Leminski Londrina

De 15/03 a 30/06/2019  

De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30              
Sábados, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h            
Domingos, das 13h30 às 17h

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 - Centro

www.multiploleminisk.com.br

Atividades Paralelas

Visitas Guiadas  

15/03/2019 às 10h30 com Estrela Ruiz Leminsk

11/05/2019, às 15h, com Alice Ruiz

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 - Centro

Mostra audiovisual

Datas das sessões:

23/03 e 24/03

18/04 a 19/04

Sábados e domingos, às 16h

Local: Museu Histórico de Londrina - Rua Benjamin Constant, 900 - Centro

Palestra

Leminski: roteiro de uma vida e obra, com o escritor Rodrigo Garcia Lopes

24/04/2019, às 19h30

Local: Anfiteatro Maior do CCH (UEL) 

Show Leminskanções com participação especial de Carlos Careqa

11/05/2019, às 20h

Local: Teatro Ouro Verde (a confirmar) 

Trovadores do Miocárdio - Performance e declamações de poesia

29/06/2019, às 21h

Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis - Av. Artur Thomas, 342 - Rodocentro

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.