Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Escolas municipais e Centros de Educação Infantil de várias regiões da cidade finalizam o semestre com festas abertas para a comunidade

Animados para as férias, quinze escolas municipais e Centros de Educação Infantil, municipais e conveniados, celebram neste sábado (9) os últimos Arraiás da Rede de 2022. A partir de segunda-feira (11) os alunos entram em recesso escolar de duas semanas, com retorno às aulas no dia 26 de julho. Os Arraiás da Rede, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME), são abertos à comunidade, e oferecem comidas típicas de festa caipira, como pipoca, pastel, espetinho e cachorro quente, além de brincadeiras e apresentações de alunos e professores.

A profissional de Apoio Pedagógico de História da SME, Eliane Candoti, destacou a importância do retorno das festas, após dois anos de pandemia. Ela apontou que alguns dos alunos nunca tiveram uma experiência como essas, por conta do longo tempo sem celebrá-las nas escolas. “É muito interessante observar o brilho das crianças nesse momento. Eles foram privados dessa experiência, que é muito lúdica, de construir memórias com os amigos e professores. Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo”, explicou.

Candoti apontou que os arraiais são também uma ferramenta pedagógica, já que as festas exemplificam os conteúdos que os alunos aprenderam em sala de aula sobre elementos da cultura popular brasileira. Na Rede Municipal de Educação, os alunos aprendem principalmente sobre os aspectos históricos e culturais da festa. “Muitas turmas fazem pesquisas sobre os regionalismos e costumes das festas juninas e julinas”, afirmou.

Além disso, as danças apresentadas pelos alunos fazem parte dos conteúdos de Educação Física. “Além do caráter pedagógico, dançar e se divertir nas festas leva as crianças a construírem memórias muito lúdicas”, ressaltou a professora.

Uma das escolas que terá festa julina neste sábado (9) é a Escola Municipal Professor José Gasparini, localizada na zona norte. A diretora Patrícia Ribeiro de Ávila contou que os estudantes e toda a equipe pedagógica estão muito felizes por poder celebrar novamente o tradicional arraial, com previsão de que 1.000 pessoas compareçam para celebrar com os alunos. “Estamos com uma expectativa muito grande. O bairro cresceu muito, com vários prédios novos. Esperamos uma grande participação da comunidade”, citou.

A Associação de Pais e Mestres (APM) e o Conselho da Escola estarão coordenando as barracas de comida, bebida e das brincadeiras, e os alunos farão apresentações de quadrilha e danças típicas. Além da alegria pela volta da festa, a diretora contou que os alunos estão animados também pelo encerramento do semestre. “Já vão entrar de férias festando”, brincou.

A festa da Escola Municipal Professor José Gasparini será realizada das 13h30 às 17h30, e é aberta a toda comunidade. O endereço é Rua Doutor Gersávio Mourão Moralez, 228, Conjunto Farid Libos.

E na zona sul da cidade, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral, além de celebrar o arraial julino, comemora na mesma data o “Dia de Quem Acolhe”. A iniciativa tem o objetivo de celebrar a dedicação daqueles que cuidam das crianças, sejam pais, tios, avós ou outras pessoas. “Sabemos que nem todas as crianças tem a mãe, o pai ou os avós presentes. Existem muitos tipos de família”, explicou a diretora do CMEI, Daniela de Paula Marinho.

Desde 27 de junho, o CMEI Nissia Rocha Cabral tem promovido palestras e oficinas com o objetivo de incluir todos os cuidadores na educação das crianças. Na primeira semana, chamada de Semana da Família, os pais, avós, tios e cuidadores foram convidados a contar histórias e participar de oficinas de culinária, pintura e outras atividades junto aos alunos. “É uma semana muito importante para nós”, disse a diretora.

E nesta última semana de aula, os cuidadores e familiares puderam participar de palestras com temáticas como alimentação saudável, ministrada por uma nutricionista da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Cafezal. Outras palestras também trataram de temas como o desenvolvimento de autonomia e o estabelecimento de limites na educação das crianças e, na quinta (7) e sexta-feira (8), os familiares e cuidadores foram chamados para recortar bandeirinhas com as crianças para contribuir com a decoração da festa. “O arraial será o ponto culminante dessa iniciativa, em que comemoramos o Dia de Quem me Acolhe”, reforçou Marinho.

A festa do CMEI Nissia Rocha Cabral será realizada das 14h às 17h, e terá as brincadeiras e comidas tradicionais de festa junina. Os visitantes também vão poder conferir uma exposição dos trabalhos feitos pelos alunos sobre a temáticas das famílias e apresentações. O CMEI fica localizado na Rua Ananias Fonseca da Silva, 110, Conjunto Cafezal.

Outra unidade escolar que celebrará o arraial neste sábado (9) é a Escola Municipal Armando Rosário Castelo, do distrito de Paiquerê. O diretor Jadir Reis de Matos contou que a animação da equipe pedagógica e dos alunos tem feito o retorno da festa presencial valer a pena. “Os professores estão incentivando, ensaiando com as crianças”, conta.

Na escola municipal em Paiquerê, as turmas do P4 ao 5º ano farão apresentações, cada uma com cerca de 15 minutos de duração. São esperadas cerca de 500 pessoas no evento. “A comunidade cobrou muito para que a festa voltasse”, disse o diretor.

O arraial vai oferecer comidas típicas à base de milho, quentão e refrigerantes. A festa julina começa às 18h de sábado (9) e tem previsão de terminar às 22h; o endereço é Rua Alcina Alves Camargo, distrito de Paiquerê.

Confira abaixo a lista de festas julinas programadas para sábado (9), em cada região da cidade. As informações são da Coordenadoria de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação (SME):

Zona Rural:

Paiquerê – Escola Municipal (EM) Armando Rosário Castelo, das 18h às 22h

Zona Norte:

EM Professor José Gasparini, a partir das 13h30;

EM América Sabino Coimbra, das 14h às 18h;

EM Professor Moacyr Teixeira, das 14h às 18h;

Centro de Educação Infantil (CEI) Milton Gavetti, das 14h às 19h;

Zona Sul:

CEI Nossa Senhora do Carmo, a partir das 15h;

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral, das 13h às 17h;

Zona Leste:

EM Carlos Zewe Coimbra, a partir das 10h;

EM Francisco Pereira de Almeida Junior, das 14h às 17h30;

CMEI Water Okano, das 14h às 17h;

CMEI Durvalina Pereira Oliveira de Assis, das 14h às 18h;

CEI Menino Jesus, a partir das 16h;

CEI Padre Domingos Rovedatti, das 14h às 18h;

Zona Oeste:

EM Mercedes Martins Madureira, a partir das 14h;

EM Leonor Maestri de Held, das 13h às 17h.

Débora Mantovani/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.