Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Além de shows com grandes artistas da música caipira, grupos de várias regiões do Brasil concorrem a prêmios de até 5 mil reais por suas novas composições

Com shows online e gratuitos das Irmãs Barbosa, da dupla Zé Mulato e Cassiano e também do violeiro Paulo Freire, o Festival Causo e Viola já é um dos destaques culturais para esse mês de novembro. Outro motivo para a expectativa do público é participação do contador de causos mineiro Marcelino Xibil e a tradicional mostra competitiva de compositores e grupos caipiras. Nessa edição, 20 grupos de diversos estados apresentam novas composições e concorrem a prêmios que vão até 5 mil reais. Os vídeos com as composições participantes já estão disponíveis ao público no site do festival e no Youtube.

O Festival Causo e Viola será realizado de forma totalmente online e gratuita entre os dias entre os dias 12 e 14 de novembro. Além disso, contará com oficinas gratuitas de canto e viola caipira a partir do dia 7 de novembro.

Na quinta-feira, dia 12 de novembro às 19h30, a palestra participativa do violeiro Paulo Freires sobre Inezita Barroso deve arrepiar o público participante. A homenagem a grande Inezita Barroso será realizada no aplicativo zoom. Para participar é necessário se inscrever gratuitamente pelo site do festival.

Zé Mulato & Cassiano, que realizam o show de abertura, são genuínos representantes desse grande Brasil caipira. Foto: Valéria Felix

A abertura oficial ocorre na sexta-feira, dia 13 de novembro, com um grande show da famosa dupla Mineira Zé Mulato e Cassiano. Quem abre essa noite, será o contador de causos mineiro Marcelino Xibil. O contador de causos é natural da pequena cidade de São Miguel do Anta, zona da mata mineira. Em seguida, 5 dos 10 finalistas do festival apresentarão suas composições. O encerramento da noite fica por conta de um grande show com a famosa dupla mineira Zé Mulato e Cassiano.

Por fim, a festa de encerramento e premiação será realizada no sábado dia 14 de novembro, também às 19h30, e contará com show das Irmãs Barbosa. O violeiro Paulo Freire fará a abertura da noite com seus causos e seus ponteados de viola. Em seguida, a apresentação dos outros 5 finalistas do festival e o anúncio dos vencedores dessa edição. Para valorizar a participação de todos os grupos e do público em mais um festival, as Irmãs Barbosa Edna e Dinah prometem animar o público no show de encerramento para celebrar a cultura caipira.

A seleção do festival conta com curadoria do pesquisador da música caipira Cléber Toffoli. Cleber também é produtor e apresentador do premiado programa de rádio Voz e Viola que está no ar há mais de 29 anos.

Para assistir às 20 composições finalistas, se inscrever nas oficinas e conferir a programação completa, basta acessar o site do festival em: www.causoeviola.com.br.

O Festival Causo & Viola conta com o apoio da COPEL e foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Governo do Estado do Paraná.

Um amor pela música cultivado desde a infância

O violeiro Paulo Freire conta sobre Inezita Barroso que começou a tocar viola aos sete anos de idade e ganhou o país com sua música e como apresentadora de TV. Foto: Valéria Felix.

Após ler o Grande Sertão do Guimarães Rosa, Paulo Freire decidiu que conhecer a música do sertão. Assim, foi definitivamente encantado por essa cultura de sabedoria popular. Mas, nessa edição, Paulo nos fala sobre a grande Inezita Barroso.

Inezita é sempre lembrada por ter apresentado, de 1980 até 2015, o programa de música caipira “Viola, Minha Viola” da TV Cultura. Mas, Inezita começou a cantar e tocar violão e viola desde pequena, com sete anos de idade. Algum tempo depois, a menina e sua paixão de infância acabariam encantando a todos com a viola, a voz contralto e os sotaques regionais que abrangiam muitas regiões do país. A partir daí, mais de 100 discos gravados, muitas participações na TV e no rádio. Hoje, é possível afirmar que Inezita carregou com grande respeito o espírito da música raiz de homens e mulheres simples de todo o Brasil.

A dulpa mineira Zé Mulato e Cassiano começou a tocar ainda cedo, hoje reside em Brasília e de lá difunde a cultura caipira em todo país. Foto: Valéria Felix.

Nascidos na cidade de Passabém, no interior de Minas Gerais, os irmãos Zé Mulato e Cassiano, por sua vez, cresceram também rodeados por música. Zé, por exemplo, começou a tocar a viola caipira aos 12 anos. Desde 1972, os dois trilham uma trajetória bem conhecida. Foram mais de 10 CDs gravados e muitas viagens por todo o país.

As Irmãs Barbosa hoje são consideradas um dos grandes exemplos da força feminina na música Caipira. Foto: Valéria Felix.

Assim como Inezita, Zé Mulato e Cassiano, Edna e Dinah também cultivam desde cedo o amor pelo campo e pelo canto. Foi ao ver o pai tocar sanfona que elas começaram a soltar a voz. A partir daí, não precisou muito para que o sr. Osvaldo, o pai, passasse a incentivar o talento das filhas. Foi assim, com muita luta e carisma que as irmãs construíram uma carreira com diversos cd´s gravados e muitas passagens pela televisão. Hoje, com quase 40 anos de estrada, são consideradas como uma das duplas mais afinadas e simpáticas do Brasil.

Oficinas gratuitas de canto e viola caipira

O festival contará também com oficinas gratuitas e online de canto e viola caipira. Foto: Valéria Felix

As oficinas serão realizadas pelo aplicativo zoom a partir do dia 7 de novembro. Abertas a pessoas de todas as idades e níveis de formação, a oficina é uma oportunidade para se aprofundar e conhecer outros artistas.

A oficina de canto será realizada por Juliana Satiko. Os participantes receberão muitas informações o funcionamento do aparelho vocal, dicas e exercícios criativos para aquecer e soltar a voz.

Já a oficina de Viola será ministrada pelo Maestro Edson Murari de Lima. Edson é reconhecido por seu trabalho junto à orquestra Londrinense de Viola Caipira São Domingos Sávio. Para participar da oficina o único pré-requisito é que cada participantes esteja com seu próprio instrumento.

Lucas Godoy/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.