Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Apresentações teatrais serão realizadas em bairros e no centro da cidade; o festival A Maré conta com patrocínio do Promic

Encerra nesta semana a terceira fase do Festival de Arte em Movimento - A Maré. Depois das fases “Abre Alas” e “Cidade Ativa”, que levou cortejos e oficinas de pernas de pau para seis bairros da periferia londrinense, a etapa “Maré Alta”, que é a última, inclui apresentações teatrais nas ruas dos bairros e no centro da cidade. O evento, que está em sua primeira edição, é uma realização dos grupos e coletivos que compõem o Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (MARL), e tem patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Segundo a integrante do MARL e atriz do Núcleo Ás de Paus, Camila Feoli, o festival A Maré reúne atividades e oficinas promovidas pelo MARL desde 2012. “Entendemos a importância e a necessidade de fazer um processo formativo artístico na periferia.  Com ‘A Maré’, conseguimos realizar um processo formativo a longo prazo, em que a comunidade participou da construção do festival junto com a gente”, contou.

As oficinas de teatro e perna de pau foram desenvolvidas durante dois meses nos conjuntos Avelino Vieira, Novo Amparo, Vista Bela, Saltinho, Luis de Sá e na Vila Marízia. Para Camila, a receptividade das oficinas pelas comunidades dos bairros da cidade foi a melhor possível. “Dificilmente ações como essa chegam até esses lugares, e quando você apresenta novas possibilidades eles recebem muito bem. A nossa intenção é fazer com que esse festival continue pelos próximos anos, para continuar fazendo esse evento compartilhado com o público”, frisou.

A terceira etapa do festival teve início em 1º de dezembro, com a realização do XIX Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua. Foram mais de 80 artistas de rua de todo o Brasil reunidos em Londrina para debater arte pública, e apresentar seus trabalhos durante todo o Festival.

Programação - Nesta última semana do Festival, a programação inclui o espetáculo “Sobre letras e gritos para salvar o mundo”, com performance solo de Camila Fontes, nesta quarta-feira (14), às 20 horas. A apresentação será na Divisão de Artes Cênicas - Casa de Cultura UEL, localizada na Avenida Celso Garcia Cid, 205. A entrada é gratuita, porém os ingressos são limitados e serão distribuídos uma hora antes do espetáculo.

O último Cortejo do Festival de Arte em Movimento ocorre na sexta-feira (16), no Conjunto Novo Amparo. O ponto de partida será o campo de futebol do bairro, às 15 horas. “O cortejo apresenta todas as construções cênicas feitas durante os dois meses de oficinas”, explicou Camila.

E nos dias 15 a 18 de dezembro, o Núcleo Ás de Paus apresenta a peça Dona Antonia, na Usina Cultural, às 20 horas. Na história, a personagem revive suas recordações e suas prosas, enquanto recebe visitas para um café. As lembranças, companheiras da solidão de Antônia, abraçam-na e, em forma de acalanto, trazem à memória da senhora o despertar de seu passado-mais-que-presente. A Usina Cultural fica na avenida Duque de Caxias, 4.159.

A programação completa do Festival pode ser conferida no site http://amarefestival.tumblr.com, e pela página da Maré no Facebook, https://goo.gl/GJqvNB.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.