Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação inclui exibição de filmes vencedores e estreia de documentário

Com o intuito de resgatar e preservar a memória dos primeiros momentos da cidade menina, o 25º Festival Kinoarte de Cinema retorna à cena cultural com uma programação especial. Nesta sexta-feira (dia 15) será realizada uma sessão especial em comemoração ao aniversário de Londrina, a partir das 19h30, no Museu Histórico de Londrina (R. Benjamin Constant, 900). A entrada é gratuita.

Na programação, serão exibidos o filme “Madeira”, de Felipe Augusto, e os curtas vencedores da última edição do Festival. Neste dia também ocorre a estreia do documentário "A Paz Que A Gente Quer", de Fran Camilo.

“Madeira” é uma animação que se passa na década de 1930 em Londrina, no momento do início de sua urbanização - as árvores davam lugar às casas, construções e plantações de café. O enredo tem como nascente os retratos fotográficos históricos, feitos por Armínio Kaiser, Haruo Ohara, Luiz Juliani e Oswaldo Leite que contribuíram para o acervo imagético da época de forma implacável. 

“A exibição será no prédio que abriga o maior acervo da história da cidade, e os registros dos fotógrafos que foram inspiração para o filme”, analisa Nabila Haddad, da organização do Kinoarte.

Documentário

A sessão especial traz a estreia de “A Paz Que A Gente Quer", de Fran Camilo. Neste documentário, o espectador terá contato com a comunidade periférica da cidade de Londrina tachada de violenta e perigosa por anos, mas que se mobilizou juntamente com ações realizadas pela igreja, movimentos sociais e moradores, para fazer valer a “Paz” que estampa seu nome, pela qual é pouco conhecida.

Curtas vencedores

O Festival traz também, uma nova exibição dos filmes de Curta-metragem ganhadores do 25º Festival Kinoarte de Cinema. São eles:

"Ou Que me Parta um Raio", de Karen Joaquín - 17 min (Livre) // Ganhador da Competitiva Ibero-americana de Curtas-metragens do 25º Festival Kinoarte de Cinema - Júri Oficial 

"Anacleto, o Balão" de Carol Sakura e Walkir Fernans - 12 min (Livre) // Ganhador da Competitiva Paranense de Curtas-metragens do 25º Festival Kinoarte de Cinema - Júri Oficial

"Fim de Semana Além do Tempo", de Danilo Hokama  - 17 min (Livre) // Ganhador da Competitiva Londrinense de Curtas-metragens do 25º Festival Kinoarte de Cinema - Júri Popular

"A Grande Nuvem de Magalhães", Maikon Nery e Yan Sorgi - 20 min (12 anos) // Ganhador da Competitiva Londrinense de Curtas-metragens do 25º Festival Kinoarte de Cinema - Júri Oficial

"Ramal", de Higor Gomes - 16 min (14 anos) // Ganhador da Competitiva Nacional de Curtas-metragens do 25º Festival Kinoarte de Cinema - Júri Oficial

Patrocínio:Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Apoio: Universidade Estadual de Londrina (UEL); Cine Villa Rica; LAVI – Londrina Audiovisual; Supermercados Viscardi, Viação Garcia; Sanepar; Sabor & Ar; Refriko e UEL FM.

Andrea Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.