Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Reverenciada escritora participa do projeto “Contação de História para Adultos”, juntamente com Chris Vianna, Edra Moraes e Franciela Zamariam, às 20 horas

Uma das mais respeitadas escritoras brasileiras da atualidade irá participar do projeto Contação de História para Adultos, com transmissão on-line e gratuita nesta quarta-feira (22), às 20 horas.

Trata-se de Cristiane Sobral, que causou forte impressão – e comoção – durante sua participação na17º edição doFestival Literário de Londrina, o Londrix. Será no canal do YouTube do evento literário: https://www.youtube.com/watch?v=KfWjEoPyZ6w

Além dela, participam também da ação virtual as seguintes autoras de Londrina: Chris Vianna, professora,escritora, atriz e produtora cultura; Edra Moraes, escritora e produtora cultural; e FrancielaZamariam, escritora e professora de Língua Portuguesa na rede estadual de educação.

Escritos autorais. “Nessa edição, que chamamos de “Elas por Elas”, uma escritora lerá o texto da outra, imprimindo suas respectivas intenções e performances. Eu me sinto extremamente honrada em integrar o projeto juntamente com outras três talentosas escritoras”, afirma Chris Vianna, também diretoria do Festival Literário de Londrina.

“Contação de Histórias para Adultos” integra o LONDRIX, cuja programação presencial, em 2022, ocorreu entre 9 e 15 de maio. O Festival Literário de Londrina tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, através do projeto nº 21.116.

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O Festival Literário de Londrina tem parceria com aUniversidade Estadual de Londrina (UEL), através do Museu Histórico de Londrina e da Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de Londrina.

Sobre o Projeto

O projeto Contação de História para Adultos começou com a leitura para um outro projeto #londrixtodosporumbrasildeleitores, feita por Edra Moraes, em 30 de abril de 2021. A escritora abriu a câmera ao vivo, em sua página no Facebook e leu o conto "Uma galinha", de Clarice Lispector.

Na oportunidade, a poeta e produtora cultural contou um pouco sobre esse conto, que faz parte da memória afetiva. Na sequência, a produtora cultural Chris Vianna integrou o núcleo fixo do projeto, que passou a ter periodicidade semanal e, posteriormente, teve apresentação quinzenal.

Convidados que integraram o Contação de História para adultos: Aurea Palhano, Michelle Fogaça, Nilson Monteiro, Herman Schmitz, Kaio Miotti, Yara Camillo, Denise Gentil, Marcia Batista, Poka Marques, Francine Cruz.Todos têm em comum o gosto pela leitura.

O projeto direciona-se ao público adulto, que é pouco lembrado nas Contações de Histórias. O LONDRIX desenvolveu, durante alguns meses, a atividade na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.

Breves biografias das participantes

Chris Viannaé atriz - integrou os grupos Proteu e Cemitério de Automóveis. “Medusa de Rayban”, “Postcards de Atacama”, “É crua a vida!”, “Um Bourbon para Faulkner” são algumas das peças que traz sua assinatura como produtora cultural.

Editora da Atrito Arte, cujo catálogo é composto por 160 títulos publicados. Vocalista da banda “Benditos Energúmenos”, segundo álbum lançadojan/22. Idealizadora e diretora do Festival Literário de Londrina - LONDRIX. Recebeu o Prêmio Nacional “Todos por um Brasil de Leitores” em 2015 e, em 2020, oPrêmio Jornada em reconhecimento à trajetória, na área de literatura.

Cristiane Sobral, carioca radicada em Brasília. Éescritora, atriz e professora de teatro. Bacharel e Licenciada em Interpretação e Mestre em Artes (UnB). Tem 10 livros publicados, o mais recente “Amar antes que amanheça”, contos, ed. Malê, RJ. Dirigiu o grupo de teatro Cabeça Feita,por 17 anos. Publicou em diversas antologias nacionais e internacionais. Já palestrou e ministrou oficinas em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, África do Sul, Colômbia e Equador. Em 2019 palestrou sobre literatura negra em 09 universidades estadunidenses, inclusive Harvard. Nesse mesmo ano, foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria de contos. Seu espetáculo mais recente é Esperando Zumbi, que fez temporada no Brasil e Moçambique em 2019 Em 2022 participou como dramaturga formadora do Ciclo de Dramaturgia, CPT-SESC - SP.

Edra Moraesé produtora cultural, idealizadora e curadora da Mostra LONDRIX – Videopoema, entre outros projetos. Escritora, atriz amadora e autodidata no universo das artes. Seu livro de estreia foi “Da Divina, Da Humana e Da Profana” (Atrito Arte/2010), projeto Tríade.

Vencedora da Bolsa Criação Literária 2014/2015 – Ministério da Cultura – com o livro de poesia “Para Ler Enquanto Escolhe Feijão”. Antologia/ Seleção da autora, Curitiba 2021. Disponível para download no seguinte link:https://www.prcultura.pr.gov.br/Pagina/Antologia-Poetica-Selecao-da-autora

Franciela Silva Zamariamé Mestre em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e tem uma trajetória sólida com a literatura: na vida pessoal, no ensino e na pesquisa. Sendo haicaísta desde a adolescência e poeta por afeição, enveredou-se pelas Letras e nelas permanece. Atualmente é doutoranda do PPGEL (UEL), membro do Grupo de Pesquisa/CNPQ "Formação e Ensino em Língua Portuguesa" (FELIP-UEL) e professora efetiva na Rede Pública de Educação, há 15 anos. Dentre seus trabalhos, destaca-se o livro "Literatura em jogo: a formação de leitores através do RPG".

O projeto integra a programação do LONDRIX, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Realização: Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA). O Festival Literário de Londrina tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do Museu Histórico de Londrina e da Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultura Inglesa de Londrina.

Antônio Mariano Júnior/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.