Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A programação em formato virtual contará com debates, mesas redondas, palestras e conferências; evento é patrocinado pela Prefeitura

A 16º edição do Festival Literário de Londrina – Londrix acontece de 8 a 22 de março, com o tema “Literatura e Educação”. A programação será integralmente on-line e contará com debates, mesas redondas, palestras e conferências. Os interessados em participar poderão acessar a grade completa do evento pelo site oficial do projeto.

Na segunda-feira (8), às 18h30, o secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, e a diretora do Festival, Christine Vianna, fazem a abertura oficial do evento. Na sequência, haverá exibição do documentário inédito “Como cheguei até aqui”.

Já na terça-feira (9), às 19h, o artista e escritor Ale Santos abre espaço para discussão de processos de invisibilidade literárias da população negra, histórias de resistência, afrofuturismo e a própria trajetória como autor negro no mercado brasileiro.

O Londrix tem como um dos objetivos proporcionar oportunidades de intercâmbio de experiências criativas, além de promover a leitura a fim de construir uma consciência educacional junto aos participantes e comunidade em geral.

A programação contará com a participação de nomes expressivos da literatura local, nacional e internacional. Entre eles, estão Nuria Barrios, com a conferência “Conexão Madri – Londrina: diálogos entre literatura e filosofia”, Julián Fuks, com o tema “Aprendizados sobre estética e política”, Jussara Salazar abordando “Feminicídio: a sombra, o canto e a luz” e Lilia Schwarcz expondo “Lima Barreto: o reconhecimento póstumo de um autor subjugado”.

Vianna explicou que essa edição será completamente on-line por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. “A vantagem de realizar um Festival integralmente digital é que de maneira remota conseguimos trazer artistas internacionais e atingir um número maior de ouvintes”, contou.

O secretário municipal de Cultura citou que a temporada cultural de Londrina está começando com um evento fantástico e que tanto agrega ao município. “O Londrix está fazendo história ao testar o novo modelo digital, que mesmo com a volta do presencial será uma ferramenta de extrema importância para área cultural. Não podemos deixar de frisar que, além de colocar Londrina no mapa da literatura, a abertura do Festival terá uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher”, explicou.

Festival Literário de Londrina

O Londrix é uma realização da Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora, e Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

Tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), e apoio da Cultural Londrina – Inglês e Espanhol.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.