Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com uma semana a mais de duração, mostra exibe 15 produções francesas inéditas e contemporâneas

Filme premiado em Cannes, longa protagonizado por vencedor de Oscar e produção com os atores mais admirados da França. Esses são alguns dos pontos altos da edição 2016 do Festival Varilux de Cinema Francês, que entra em cartaz nesta quinta-feira na Cineflix do Aurora Shopping. Neste ano o festival ganha uma semana a mais de duração, do dia 9 a 22 de junho. Ao todo, a programação contará com 15 filmes inéditos da recente cinematografia francesa.

O valor dos ingressos seguem a tabela de preços praticada pela Cineflix e a programação completa, com dias e horários das sessões de cada filme, pode ser conferida no site www.cineflix.com.br.

O premiado ator francês Omar Sy, que ficou conhecido e admirado mundialmente por sua atuação em “Intocáveis”, poderá ser visto novamente, agora em “Chocolate”, interpretando o primeiro artista circense negro na França da Belle Époque. O festival exibirá também o filme, seleção oficial do Festival de Cannes 2015, “Meu Rei”, de Maïwenn, drama com as estrelas Vincent Cassel e Emmanuelle Bercot, premiada com a Palma de Ouro de melhor atriz. E o ator vencedor do Oscar Jean Dujardin volta às telonas em “Um Amor à Altura”, comédia romântica de Laurent Tirard. Na produção, Dujardin ajudará a personagem de Virginie Efira a encontrar seu telefone celular perdido e essa história tomará um rumo inesperado.

Dentro do diversificado leque de produções francesas, estão em destaque na programação a premiada animação “Abril e o Mundo Extraordinário”, de Franck Ekinci e Christian Desmares, vencedor do prêmio Cristal no Festival de Annecy; “O Novato”, do jovem diretor e roteirista Rudi Rosenberg, que com humor e ironia foca no universo adolescente baseado em suas próprias vivências; “A Corte”, comédia dramática de Christian Vincent, sobre um juiz durão que acaba amolecendo ao se deparar durante um julgamento com uma jurada por quem tinha sido apaixonado anos antes e o drama “Um Belo Verão”, de Catherine Corsini, que aborda as questões em torno da liberdade sexual e feminismo na Paris da década de 70.

Filmes que serão exibidos pelo Festival Varilux de Cinema Francês 2016

Abril e o mundo extraordinário (2015 – Animação/Aventura - 1h45min)

Avril et le monde truqué

De Franck Ekinci, Christian Desmares

Com Marion Cotillard, Philippe Katerine, Jean Rochefort

Sinopse: 1941. O mundo está radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário.

Quem sequestrou os cientistas no passado? Que finalidade sinistra há por trás desse desaparecimento?

Agnus Dei (2016 – Drama histórico – 1h50min)

Les Innocentes

De Anne Fontaine

Com Lou de Laâge, Vincent Macaigne, Agata Buzek

Sinopse: Polônia, dezembro de 1945. Mathilde Beaulieu, uma jovem médica da Cruz Vermelha encarregada de tratar sobreviventes franceses antes de serem repatriados, é chamada para socorrer uma freira polonesa. Relutante no início, concorda em ir ao convento, onde trinta freiras Beneditinas vivem afastadas do mundo exterior. Mathilde descobre que várias freiras, que engravidaram em circunstâncias dramáticas, estão a ponto de dar à luz. Aos poucos, surge entre a ateia e racionalista Mathilde e as freiras, ligadas às regras de sua vocação religiosa, relações complexas que aguçadas pelo perigo as tornarão cúmplices para um novo encontro com suas próprias vidas.

Um amor à altura (2016 – Comédia romântica– 1h38min)

Un homme à la hauteur

De Laurent Tirard

Com Jean Dujardin, Virginie Efira, Cédric Kahn

Sinopse: Diane é uma bela mulher com muito senso de humor e personalidade forte. Advogada bem sucedida, está recém-separada de um casamento que já não a satisfazia, e agora está livre para buscar a felicidade e um novo amor. Como uma ação do acaso, recebe um telefonema de Alexandre, um charmoso arquiteto que ela não conhece, mas que encontrou o telefone celular que ela havia perdido. Um simples encontro para a devolução do telefone, toma um rumo inesperado.

Um belo verão (2015 – Drama – 1h45min)

La belle saison

De Catherine Corsini

Com Cécile de France, Izïa Higelin, Noémie Lvovsky

Sinopse: Em 1971 a França está atravessando a época da liberação sexual e o ápice do feminismo. Neste contexto, Delphine abandona sua família no interior do país para descobrir a vida intensa em Paris. Chegando à capital, conhece Carole, que vive com o namorado Manuel. Delphine e Carole se aproximam e iniciam uma história de amor.

Chocolate (2016 – Biografia/Drama – 1h50)

Chocolat

De Roschdy Zem

Com Thibault de Montalembert, Omar Sy, James Thiérrée

Sinopse: Do circo ao teatro, do anonimato à glória, a incrível trajetória do palhaço Chocolat, primeiro artista circense negro da França. O duo inédito formado com Footit, alcança um imenso sucesso popular na Paris da Belle époque antes que a fama, o dinheiro fácil, o jogo e as discriminações desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat. O filme retrata a história deste extraordinário artista.

A Corte (2015 – Comédia dramática - 1h38min)

L’hermine

De Christian Vincent

Com Fabrice Luchini, Sidse Babett Knudsen, Eva Lallier

Sinopse: Michel Racine é um temido juiz, presidente de tribunal. Tão rigoroso consigo mesmo quanto com os outros. É conhecido como “o Presidente com dois dígitos”, nome que lhe foi atribuído por suas sentenças serem sempre superiores a dez anos. Tudo muda no dia em que Racine encontra Ditte Lorensen-Coteret. Ela faz parte do júri popular que deverá julgar um homem acusado de homicídio. Há anos atrás, Racine amava essa mulher. Quase em segredo. Talvez, Ditte, tenha sido a única mulher que ele já amou.

Os cowboys (2015 – Drama – 1h44min)

Les cowboys

De Thomas Bidegain

Com François Damiens, Finnegan Oldfield, Agathe Dronne

Sinopse: Uma extensa planície, um encontro country western em algum lugar do leste da França. Alain é um dos pilares dessa comunidade. Ele dança com Kelly, sua filha de 16 anos, sob o olhar terno da esposa e do caçula Kid. Mas nesse dia, Kelly desaparece e a vida da família desmorona. Alain não vai desistir de procurá-la, perdendo o amor da família e tudo que possuía. Ele é lançado na violência do mundo. Um universo em plena mudança onde seu único apoio será seu filho Kid, que sacrifica sua juventude e embarca com o pai nessa busca sem fim.

Um doce refúgio (2015 – Comédia – 1h45min)

Comme un avion

De Bruno Podalydès

Com Bruno Podalydès, Agnès Jaoui, Sandrine Kiberlain

Sinopse: Michel é um artista gráfico que trabalha com seu irmão Remi, e sempre foi fascinado pela ideia de um dia pilotar um avião. Quando descobre que a engenharia de um caiaque é muito parecida com a de uma aeronave, compra um, sem que sua esposa saiba.

Flórida (2015 – Comédia dramática – 1h 50min)

Floride

De Philippe Le Guay

Com Jean Rochefort, Sandrine Kiberlain, Anamaria Marinca

Sinopse: Aos 80 anos, Claude Lherminier ainda conserva sua imponência, apesar dos frequentes ataques de confusão e esquecimentos. Condição que ele se recusa a admitir. Carole, sua filha mais velha, trava uma batalha diária e desgastante para cuidar do pai. E, por um capricho, Claude decide viajar à Flórida, deixando no ar o motivo dessa viagem repentina.

Lolo, o filho da minha namorada (2015 – Comédia – 1h37min)

Lolo

De Julie Delpy

Com Julie Delpy, Dany Boom, Vincent Lacoste

Sinopse: De férias no sul da França, Violette, sofisticada parisiense quarentona que trabalha no mundo da moda, encontra Jean-René, um modesto técnico de informática recém-divorciado. Após anos de solidão, Violette deixa-se seduzir. René junta-se a ela em Paris, tentando se adaptar ao ambiente parisiense no qual ela vive. Mas não conta com a presença de Lolo, filhinho querido de Violette, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar de favorito.

Meu rei (2015 – Drama – 2h08min)

Mon roi

De Maïwenn

Com Vincent Cassel, Emmanuelle Bercot, Louis Garrel

Sinopse: Depois de um grave ferimento no joelho, Tony se muda para o sudoeste francês para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio, homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos Tony consegue se recompor e aprende a se defender.

Marguerite (2015 – Comédia dramática – 2h07min)

Marguerite

De Xavier Giannoli

Com Catherine Frot, André Marcon, Michel Fau

Sinopse: Nos anos 1920, em Paris, Marguerite Dumont é uma mulher rica, apaixonada por música e ópera. Há anos canta regularmente para seu círculo de conhecidos. Marguerite é muito desafinada, mas isso nunca ninguém lhe disse. Seu marido e seus amigos mais próximos sempre mantiveram suas ilusões. Tudo se complica no dia em que Marguerite põe na cabeça que vai cantar diante de um público de verdade na Ópera Nacional de Paris.

O novato (2015 – Comédia– 1h21min)

Le nouveau

De Rudi Rosenberg

Com Max Boublil, Raphael Ghrenassia, Joshua Raccah

Sinopse: A primeira semana de Benoit em seu novo colégio não acontece como ele esperava. Ele é maltratado pelo grupo de Charles, os garotos populares, e os únicos alunos a recebê-lo com bondade são os mais cafonas. Felizmente, há Johanna, uma linda sueca com quem Benoit faz amizade e se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando de Benoit para integrar o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma. É a ocasião de ser tornar popular e reconquistar Johanna.

La vanité (2015 – Comédia dramática - 1h15min)

La vanité

De Lionel Baier

Com Patrick Lapp, Carmen Maura, Ivan Georgiev

Sinopse: David Miller decide dar fim a sua vida. Para isso, esse velho arquiteto doente, recorre a uma associação de suicídio assistido. Mas Espe, a atendente da clínica, não parece estar muito a par do procedimento, enquanto David Miller tenta de todo jeito convencer Tréplev, prostituto russo do quarto ao lado, a ser testemunha do seu último suspiro, como a lei exige na Suíça. Durante uma noite, os três vão descobrir que a afeição pelos outros e talvez o amor sejam os únicos sentimentos que realmente persistem.

Viva a França! (2015 – Drama histórico – 1h54min)

En mai fais ce qu’il te plait

De Christian Carion

Com August Diehl, Olivier Gourmet, Mathilde Seigner

Sinopse:Em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, o povo de uma pequena vila decide desafiar as ordens do governo, fugir e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça estrangeiras.

Guto Rocha /Asimp/Aurora Shopping

#JornalUnião

Um Belo Verão - Foto Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.