Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Concerto musical com pitadas de palhaçada promete agradar crianças e adultos

A XI Mostra de Música de Câmara promove nos dias 11 de 12 de junho (sábado e domingo), em Londrina, o concerto “O Mundo Mágico da Música”, um espetáculo que vai reunir no mesmo palco o Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, o percussionista Marcello Casagrande, os jovens do Coral Infantil União para a Vitória e a divertida palhaça Adelaide, personagem da atriz Juliana Galante.

No programa, as tradicionais cantigas de roda que encantam gerações e obras de Mozart e Villa-Lobos. O espetáculo será embalado com muito humor e alegria pela super palhaça Adelaide que promete muitas surpresas para o público.

"O concerto será mágico e tem como objetivo desmistificar o universo da música clássica para as crianças, ao mesmo tempo em que levará os adultos para uma viagem ao tempo em que eram crianças e brincavam com as cantigas populares”, comenta Irina Ratcheva, coordenadora da Mostra.

Ela reforça que as cantigas populares são brincadeiras perfeitas para os momentos em família. “A partir da escuta delas é possível brincar, desenvolver a imaginação, a musicalidade, linguagem oral e memória, e entrar em contato com a cultura popular em sua essência."

O concerto é destinado a crianças e adultos, e será realizado no Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211), com duas sessões: no sábado às 17h, e no domingo às 10h. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada) e podem ser adquiridos no O Armazém Café (Rua Belo Horizonte, 701) ou através da plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/o-mundo-magico-da-musica-sessao-sabado-11-06/1594748

Arrecadação de Livros

Durante o evento, a organização estará recolhendo livros infantis para a Campanha da Unimed Londrina. Todos podem participar deste ato solidário doando um livro infantil no dia do concerto, e desta forma ajudar os alunos de duas escolas municipais da cidade: Francisco Aquino Toledo, do distrito de São Luiz, e Machado de Assis, do patrimônio Três Bocas.

"Acreditamos que estamos unindo várias frentes de fomento: na formação de novos públicos para a arte, e uma bela oportunidade de as pessoas poderem doar livros para esta ação da Unimed Londrina. Nós somos parceiros dessa campanha há alguns anos e ficamos muito felizes em abrir este espaço de arrecadação", avalia Irina Ratcheva, coordenadora da Mostra.

Mostra de Música de Câmara

A XI Mostra de Música de Câmara “Diálogos: a Música no Brasil e no Mundo”, tem a coordenação de Irina Ratcheva e direção artística de Evgueni Ratchev. Patrocínio: Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Apoios: Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Baby Body Co, Grupo Folha de Londrina, CBN Londrina, UEL FM, Crillon Palace Hotel e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.

Ingressos: O Armazém Café (Rua Belo Horizonte, 701) e Sympla https://www.sympla.com.br/evento/o-mundo-magico-da-musica-sessao-sabado-11-06/1594748

Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob direção de Evgueni Ratchev, é considerada um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, além de participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns (cds) gravados e vários prêmios nacionais. O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.

Marcello Casagrande

Natural de Londrina (PR), graduou-se em Licenciatura em Música pela Universidade Estadual de Londrina e concluiu seu Mestrado em Percussão – Performance pela University of Missouri - Columbia (USA). Atualmente é percussionista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL).  Na área pedagógica atua como professor de percussão em projetos sociais, escolas e bandas e no curso de Licenciatura em Música da UEL. Desde 2011 integra o Duo Clavis, juntamente com o pianista Mateus Gonsales,  (vibrafone & piano). Gravaram dois CDs: “Duo Clavis” (2015) e “Time Lapse” (2021). O Duo vem se apresentando em várias cidades do Brasil, e em festivais na Argentina, Uruguai, Peru e Estados Unidos.

Palhaça Adelaide

A atriz Juliana Galante é quem dá vida à palhaça Adelaide. Juliana é pesquisadora e educadora, e faz parte do elenco do Plantão Sorriso, organização que visita hospitais em Londrina há 26 anos.  Além disso, é produtora na Grita Cia. de Palhaças e criadora da palhaça Adelaide e seus espetáculos.

Coral Infantil União para a Vitória

O Instituto União para a Vitória atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, com atividades socioeducativas, de segunda a sexta-feira, no contraturno escolar. As atividades são esportivas, de lazer, culturais, educativas e lúdicas a partir das oficinas: rap, grafite, futebol, esportes, taiko, taekwondo, dança, música, construção com material reciclável, literatura e outros. Dentro dos percursos socioeducacionais e socioculturais oferece temas como: empreendedorismo, meio ambiente, cidadania, saúde, leitura e escrita, qualidade de vida, relacionamento interpessoal, mundo do trabalho, diversidade cultural e outros, que tem como finalidade incluir crianças e adolescentes de famílias residentes do bairro, com propostas que contemplam formas de expressão, interação, vivências e aprendizagens.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Adelaide - Foto: Lafaiete do Vale
M Casagrande - Foto: Luciano Pascoal
Coral União da Vitoria

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.