Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Festa acontece a partir das 19h, na Vila Cultural Casa da Vila; espaço também oferece oficinas para a comunidade

O primeiro Forró do Aluguel de 2024 da Vila Cultural Casa da Vila promete animar o pós-Carnaval de Londrina neste domingo (18). A festa começará a partir das 19h, na sede da entidade, localizada na Rua Uruguai, 1.656, Vila Brasil. A entrada custa R$ 15.

Para animar as atividades, está confirmada a presença do Trio Caviúna e da DJ Luciana Telles, que já participaram outras vezes do evento. O vocalista do trio, Rafael Rosa, também faz parte do grupo gestor da Vila Cultural, e conduz oficinas gratuitas de brincadeiras tradicionais todas as sextas-feiras, às 17h, na Casa da Vila.

O Forró do Aluguel foi criado em 2015, quando o espaço ainda não recebia recursos do Município, sendo pensado como uma ação autônoma para contribuir para o pagamento dos custos básicos do local, como aluguel, água e luz. Atualmente, a Vila Cultural Casa da Vila recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Realizado mensalmente, o evento reúne de 80 a 150 pessoas em cada edição. Tendo se tornado uma tradição local, a festa visa captar recursos complementares para a melhoria do espaço e realização de suas atividades.

Por meio de parcerias com organizações públicas e privadas, a Casa da Vila oferece diversas oficinas e cursos para a comunidade. Entre eles, estão aulas de capoeira Angola para adultos e para crianças, dança afro, canto para mulheres, dança de salão, costura, brinquedos e brincadeiras tradicionais. Além disso, o espaço também sedia as sessões de cinema promovidas pelo cineclube do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine).

Para 2024, as expectativas da vila cultural são de ampliar a programação, sobretudo através do intercâmbio de referências da cultura tradicional brasileira. Conforme a programadora cultural do espaço, Vanessa Rodrigues de Morais, a meta é tornar a agenda de atividades semanais ainda mais recheada de oficinas e aulas.

“Essas atividades serão voltadas para a cultura tradicional brasileira, saúde e bem-estar, com um enfoque transversal cada vez maior no desenvolvimento de uma cultura antirracista, que a cada dia possa plantar sementes de respeito às nossas ancestralidades afro-pindorâmicas”, destacou Morais.

Oficinas de xilogravura

Também com patrocínio do Promic, a Vila Cultural Casa da Vila oferece a oficina de xilogravura, arte muito referenciada no Nordeste brasileiro e na literatura de cordel.

As atividades acontecem de 19 de fevereiro a 13 de abril, das 14h às 17h, na sede da vila. A oficina é gratuita e qualquer pessoa acima de 15 anos pode participar. Para se inscrever, é preciso acessar o formulário que consta neste link.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo endereço de e-mail oficinanosdamadeira@gmail.com ou através do número de WhatsApp (43) 99906-7307.

Gabriel Navas/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.