Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e membros do Conselho Estadual de Cultura, realizará, nesta sexta-feira, 19, o I Fórum de Cultura do Norte Pioneiro. O evento, que será realizado pela plataforma Google Meet, às 19 horas, debaterá, exclusivamente, a aplicação dos recursos públicos previstos a todos municípios do Brasil por meio da Lei Aldir Blanc. Para o Norte Pioneiro, municípios associados à Amunorpi e Amunop, cerca de R$4,2 milhões poderão ser repassados às prefeituras por meio termo de convênio a ser celebrado com as instâncias governamentais.

O Fórum, que nesse primeiro momento tem como público alvo gestores municipais de cultura (secretários, diretores, chefes de departamento) e conselheiros municipais, será conduzido pelos conselheiros estaduais James Rios (diretor de Cultura da UENP), Solange Stecz (professora da Unespar) e Soraya Amaral (artista visual grafiteira e representante da sociedade civil da macrorregião nordeste).

O diretor de Cultura da UENP, professor James Rios, acentua a importância do Fórum para a Cultura do Norte Pioneiro. “A Lei Aldir Blanc pretende atender toda a cadeia cultural que, antes da pandemia, impactava a economia por meio dos trabalhos dos artistas e técnicos. Estamos tendo a oportunidade de executar uma política que visa atender, exclusivamente, os artistas e equipamentos culturais da nossa região, que estão sendo muito impactados com a impossibilidade de trabalho”, disse.

Ele ressalta ainda sobre a necessidade de articulação dos municípios com o Conselho de Cultura do Estado e com a UENP. “Apesar de difícil, o momento atual pede, mais que uma articulação, uma união dos nossos colegas gestores em prol do bem comum, a Cultura. É o momento de aproximar as secretarias, diretores e conselhos municipais das Universidades e dos membros do Conselho Estadual de Cultura. A Solange e a Soraya são conselheiras atuantes e comprometidas com as políticas culturais. Estamos todos desejosos de um encontro que possa pensar uma agenda para o Norte Pioneiro”, acentua.

A Diretoria de Cultura da UENP realizou, durante esta semana, contato com todas as prefeituras da região, por e-mail e/ou telefone, para que os municípios sejam representados na reunião do Fórum. “Esperamos que todas prefeituras participem com algum representante da gestão para que possamos discutir juntos a aplicação desse recurso”, finaliza James Rios.

Lei Aldir Blanc    

Proveniente do PL 1075/2020, a Lei Aldir Blanc prevê, em caráter emergencial, recursos para Estados e municípios com vistas a auxiliar o setor cultural afetado pela pandemia do novo coronavírus. De autoria de 24 deputados, o projeto de lei foi aprovado por unanimidade no Congresso Federal e projeta a aplicação de R$ 1,5 bilhão no setor. Segundo especialistas de políticas culturais, a Lei amparará artistas, técnicos da cadeia produtiva, agentes e equipamentos culturais, e, com isso, impactará a economia brasileira em tempos de crise.

Acesse a lista completa dos municípios brasileiros e recursos previstos para cada um por meio do link https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/Links/05062020_Lei_Aldir_Blanc_Municípios.pdf 

Tiago Angelo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.