Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados em cursar várias modalidades de dança e teatro, além de canto coral e Pilates, já podem se inscrever na Fundação Cultura Artística de Londrina

Sediando a Escola Municipal de Dança e de Teatro de Londrina há quase três décadas, a Funcart é um dos principais polos de formação de artistas na cidade. A Fundação inicia esta semana a temporada de matrículas para as turmas de 2020 em diversos cursos e para públicos de várias idades, com vagas limitadas e a preços promocionais. Para facilitar o acesso à escola, a maioria das aulas são oferecidas tanto na sede central (Souza Naves, 2380, às margens do Lago Igapó) quanto na Funcart da Região Norte (Avenida Alexandre Santoro, 440, a Avenida das Torres). A novidade deste ano é que, além de presencialmente, as matrículas podem ser feitas on-line, pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/funcart), com pagamento da taxa parcelado. As informações sobre mensalidades, bem como dias e horários, podem ser conferidas no mesmo site ou pelo fone (43) 3342-2362.

Na área da dança, o carro-chefe é o curso regular de Balé Clássico, que oferece formação técnica com metodologia reconhecida para jovens a partir dos 8 anos de idade. Estão abertas vagas nas turmas do 1º ao 8º ano. Para as crianças menores, a partir de 4 anos, a Funcart disponibiliza o Pré-Balé, módulo lúdico e preparatório para a futura formação na linguagem. Há ainda cursos livre de Balé para Adultos e Dança Contemporânea que, para além do foco artístico, são voltados para a aptidão física, trabalhando aspectos como postura e flexibilidade. Os interessados em preparação corporal e respiração também podem recorrer ao curso de Pilates, realizado com fisioterapeuta e em sala com equipamentos específicos.

Na linguagem teatral, a Funcart oferece uma variedade de módulos voltados para diferentes estilos e níveis de formação. Os iniciantes na linguagem podem optar pelo Intensivo, que terá duração de um mês (em fevereiro), ou pelo ingresso no curso regular de Teatro, composto pelo nível de Iniciação e Avançado, com duração total de dois anos. Para crianças e adolescentes, há o nível 1 e 2 do Teatro Infanto-Juvenil. Já para adultos com mais de 40 anos, o curso indicado é o Teatro Livre. Para aqueles que têm uma predileção por estilos específicos, a Escola promove uma Oficina de Comédia, um curso de Canto Coral e traz, pela primeira vez, a formação em Teatro Musical. O programa deste último inclui ampla formação cênica, com aulas de dança, teatro e canto.

Seleção de bolsistas

A Escola Municipal de Dança realiza processo seletivo para a concessão de bolsas exclusivamente para alunos de escolas públicas. Podem participar jovens de 8 a 12 anos (completos em 2020). Os interessados devem comparecer em uma das duas unidades da Funcart para preencher ficha e levar comprovante de matrícula da instituição municipal de ensino. As inscrições são gratuitas. A prova para aptidão será realizada no início de fevereiro, quando começam as aulas.

Já na Escola Municipal de Teatro, os pedidos de bolsas devem ser encaminhados até o dia 12 de dezembro por meio de carta em que o candidato (de qualquer idade ou formação) precisa expor sua motivação e necessidade para o benefício. O documento deve ser endereçado à coordenação da Escola e entregue presencialmente na Secretaria da Funcart Centro (Rua Souza Naves, 2380).  Para a solicitação de bolsa em teatro, a matrícula precisa ser realizada antecipadamente.

Renato Forin Jr./Asimp

#JornalUnião

Escola Municipal de Dança - foto de Fábio Alcover

Escola Municipal de Teatro - foto de Pollyanna Araújo

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.