Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Livro é o primeiro da autora a ser traduzido e publicado no Brasil, e até o final do mês estará com preço especial de lançamento

A Vila Cultural Grafatório, localizada na Avenida Paul Harris 1.575, divulga a obra “3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais”, da escritora alemã Tomma Wember. O livro foi organizado de forma independente por Tina Merz, pesquisadora e designer que descobriu os trabalhos de Tomma enquanto realizava seu mestrado na Alemanha.

No livro, estão reunidos 21 poemas que foram traduzidos da língua original por Tina Merz e Sofia Mariutti. A edição é bilíngue e traz um posfácio escrito por Tina Merz e por Tomma Galonska, filha da escritora alemã.

A publicação foi realizada em parceria entre a plataforma Par(ent)esis de Florianópolis e o Grafatório Londrina, que disponibilizou o espaço e prensas tipos móveis para que a publicação fosse toda realizada de forma manual. Estão disponíveis 600 exemplares, que até o final deste mês estarão com valor promocional de lançamento no site www.grafatorio.com .

Segundo a pesquisadora Tina Merz, o trabalho original foi todo feito na máquina de escrever. Tendo isso em mente, foi definido que o livro precisaria ser feito em tipografia, que o Grafatório disponibiliza. “Além da tipografia, fazia sentido publicar com o Grafatório pelo histórico deles, que conversam entre a literatura e as artes visuais. Foram as melhores companhias que uma publicação poderia ter, ou que eu pudesse sonhar”, destacou.

De acordo com o editor do Grafatório, Felipe Melhado, o livro foi todo impresso na Vila Cultural com tipografia em tipos móveis. “Essa é uma técnica artesanal de impressão, sendo composta manualmente com o texto em chumbo, de acordo com cada página”, contou.

Tomma Wember (1919-2008), assim como muitos autores e artistas, não obteve reconhecimento em sua própria época. Suas criações foram trabalhos singulares que dialogam com o movimento Fluxus (1960-1970). Wember criou obras que variam de jogos, textos com instruções e poesia. A autora transitava entre a arte conceitual e a literatura, e suas obras, na época, eram divulgadas entre o convívio íntimo, grupo de amigos e familiares.

Em “3 Palavras Só ou Quatro Às Vezes Mais”, a escritora instiga o que chamou de “palavras-inserçantes”: combinações de palavras, neologismo, similaridades sonoras, repetição e acréscimos de letras. Tudo isso cria enigmas que podem ser decifrados pelos leitores, porém exigem uma leitura mais atenta e certa contemplação. Conseguindo desvendar essas leituras escondidas, descobre-se paisagens cotidianas e pistas sobre a vida da própria autora, o que torna a obra surpreendentemente biográfica.

A Vila Cultural Grafatório conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Marcelo Cordero/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.