A música ibérica terá destaque nesta segunda-feira (10), no Festival de Música de Londrina, com a apresentaçãoàs 20h, no Teatro Universitário Ouro Verde, do Grupo de Música Antiga, do Centro de Artes da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).
O grupo é especialista em música medieval, renascentista, barroca e o concerto Marajó apresenta “A Música de Camões”faz um link entre a obra do maior poeta renascentista português, Luis Vaz de Camões e a música executada na época (século XVI), com poesias dele musicadas, trechos e frases de poemas em músicas.
No programa estão 16 músicas, entre elas algumas do organista do imperador Carlos V, Antonio de Cabezón (1510-1566), assim como de Sedano, Diego Ortiz e cancioneiros populares anônimos. Entre as músicas com poesias de Camões estão “Minina dos Olhos Verdes”, “Senhora bem poderey”, “Vida da mynha alma”.
O Música Antiga da UFF tem 40 anos de história, trabalha com a sonoridade e repertórios renascentistas e seu contexto histórico e cultural. Hoje é formado por Cecília Aprigliano (viola da gamba), Leandro Mendes (voz e flauta doce), Mário Orlando (viola da gamba, flauta doce e voz), Rosimarry Parra (alaúde e vihuela) e Sonia Leal Wegenast (voz e percussão).
A 43ª edição do FIML é promovidapelo Governo do Estado do Paraná - Secretaria de Cultura, Prefeitura do Município de Londrina - Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Amigos do Festival Internacional de Música de Londrina, com o apoio institucionalda Universidade Estadual de Londrina. Realização: Ministério da Cultura/Governo Federal.
Patrocínio: Prefeitura de Londrina - Secretaria Municipal de Cultura (Promic); Unimed Londrina; Sanepar; Husker; Grupo Marajó; Dentalclean e Sinpro Londrina.
Apoio: Escola IEIJI; Projeto PRIMA - Governo da Paraíba; Aprendiz Musical; Projeto Santo Antônio de Música; Projeto Guri; Escola de Música da Rocinha; IASA - Instituto Amigos de Santo André; Projeto Arte & Vida; Solar Meninos de Luz; Banda Marcial Marcelino Champagnat; Rede Brasileira de Prática Musical Reflexiva; Projeto Banda Nova Funcart; Agrigento; Filarmônica de Alagoas- Secretaria da Cultura e do Turismo-Governo de Alagoas; Associação Médica de Londrina; UEL FM; Programa Arte & Toda Gente; Um Novo Olhar; Projeto Bandas; SINOS; Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Fundação Universitária José Bonifácio; Fundação Nacional de Artes; Casa de Cultura UEL; Crillon Palace Hotel; Colégio Estadual Hugo Simas; Colégio de Aplicação UEL; Livraria Olga; Cultural Inglês e Espanhol; Hotel Crystal; Kery Grill; Sonkey e Folha de Londrina.
Emilia Miyazaki/Asimp
#JornalUniãoLeia também: