Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O grupo Triolé, de Londrina, realiza neste mês de agosto, uma circulação pelo estado do Rio de Janeiro com dois espetáculos: “O Zelador” e “Subsolos”. A circulação faz parte do projeto Sesc Pulsar, do Sesc RJ e do Circo de Areia, da Cia Chirulico, de Macaé – RJ.

O grupo foi selecionado por meio do Edital realizado pelo Sesc Rio, que se destina a fomentar e apoiar a produção artística e cultural, em suas diversas manifestações.  Foram milhares de projetos inscritos de todo o país. O espetáculo do grupo compõe a programação nos espaços das unidades do Sesc RJ, que promovem intercâmbio e diálogos entre o público, artistas e profissionais da arte, valorizam os realizadores, e estimulam pesquisas e produções artísticas.

Circo de Areia – Macaé/RJ - teve seu início a partir da inauguração de um espaço de convivência em uma praia não muito visitada da cidade, com o nome “Domingo da Família”. A Cia Chirulico, desde setembro de 2014 realiza apresentações neste espaço todos os domingos, totalizando mais de 200 apresentações, com público estimado de 40 mil pessoas beneficiadas. Trata-se da utilização de um espaço público na cidade de Macaé, por iniciativa de um grupo da cidade e atualmente procurado por vários grupos de artes de rua do país.

Sobre os espetáculos

O Zelador

Mereceu é um Zelador que trabalha na área de limpeza. Ao chegar no seu local de trabalho, percebe que está tudo limpo. Alguém passou por ali antes dele. Sem ter o que fazer, ele resolve relaxar e retira um rádio do seu carrinho de limpeza. Mas é aí que a confusão começa. A partir da relação com os objetos de limpeza e com o seu rádio, Mereceu cria histórias, se apaixona e interage com o público até um final glorioso.

“O Zelador” foi criado a partir de uma pesquisa do Triolé sobre profissões invisíveis. A inspiração se deu por meio da tese de Doutorado do Professor Fernando Braga da Costa.

O grupo também entrevistou diversos Garis na cidade de Londrina e acompanhou o dia-a-dia desses trabalhadores da limpeza. O roteiro do espetáculo foi concebido a partir do material colhido e de improvisações de cena. Os objetos de limpeza criam vida, se transformam em cenário ou são ressignificados. O espetáculo é uma homenagem a essas pessoas que realizam um trabalho imprescindível à sociedade, mas que em sua grande maioria são ignoradas durante sua jornada de trabalho.

Subsolos

Lambreta é um grande palhaço, famoso por números grandiosos, excêntricos e estupendos, apresentados pelo mundo afora. Tudo isto, somente na imaginação desse palhaço, que se atrapalha com sua mania de grandeza, gerando o riso e o divertimento no espontâneo fracasso da sua natureza humana. Números musicais, mágicas fajutas e muita interação com o público permeiam este espetáculo, produzido e criado para divertir platéias de todas as idades, nos mais diferentes espaços onde possa se apresentar.

O espetáculo é fruto da pesquisa do ator Gerson Bernardes junto ao seu grupo, o Triolé, que se apresenta nos mais diferentes espaços, quais sejam, praças, parques, etc., sempre buscando o encontro com o público, onde ele estiver. No ano de 2016, o ator participou da ESLIPA – Escola Livre de Palhaços, no Rio de Janeiro, onde, em contato com grandes mestres da Palhaçaria Brasileira, pôde aprimorar e desenvolver os números apresentados no espetáculo “Subsolos”.

O Grupo permanece no estado do Rio de Janeiro entre os dias 4 e 14 de agosto com a seguinte agenda:

4 de agosto – 19h - Sesc Barra Mansa, Barra Mansa - RJ

5 de agosto – 19h - Sesc Nova Iguaçu, Nova Iguaçu - RJ

6 de agosto – 11h - Sesc Duque de Caxias, Duque de Caxias - RJ,

6 de agosto – 19h - Sesc São João de Meriti, São João de Meriti - RJ

07 de agosto – 10h – Circo de Areia – Macaé – RJ

11 de agosto – 19h - Sesc Ramos, Rio de Janeiro – RJ

12 de agosto – 20h - Sesc Quitandinha, Petrópolis – RJ

13 de agosto 20h - Sesc Nova Friburgo, Nova Friburgo - RJ

14 de agosto – 16h - Sesc Teresópolis, Teresópolis - RJ

*Você poderá acompanhar as ações do Triolé no Rio de Janeiro pelo instagram:

@triolecultural

Teaser O ZELADOR no Youtube: https://youtu.be/xVfYTTBU0aU

Teaser SUBSOLOS no Youtube: https://youtu.be/8nlLy4m3cwQ

Asimp/Grupo Triolé

#JornalUnião

Grupo-Triolé_-O-Zelador

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.